quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Foz deflagra campanha contra o aumento no número de vereadores!

 A Loja União das 3 fronteiras nº 46, promoveu uma campanha publicitária contra o aumento do número de vereadores na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.


O projeto dos vereadores da cidade era aumentar o número de cadeiras de 15 para 21. O movimento teve inicio com um projeto da ACIFI (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu) e ganhou força com o lançamento do projeto encampado pelas Lojas Maçônicas, Universitária Panamericana, Cataratas do Iguaçu e Acácia do Iguaçu que acreditaram no projeto e apoiaram em conjunto com a União das 3 Fronteiras.
Foram espalhados outdoors pela cidade concomitantemente com inserções no rádio.
Após o início da campanha, outras entidades, como a Igreja Católica também aderiram ao projeto que terminou com a retirada da proposta dos vereadores e cancelamento de uma audiência pública que aconteceria no dia 05/08 para debater o assunto, o que foi considerado uma vitória para o projeto.

A iniciativa se deu pela vontade da Loja em não ficar calada frente à atitude absurda dos políticos desta cidade.


Ouça AQUI o áudio da campanha.

Fonte : http://glp.org.br/

 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

CONCURSO PÚBLICO.



- Aeronáutica tem 160 vagas para profissões de nível superior Inscrições seguem abertas até 15 de setembro; Vagas para 11 diferentes profissões.

A Força Aérea Brasileira inscreve, entre os dias 19 de agosto e 15 de setembro, para o exame de admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT). Neste ano, foram abertas 160 vagas para 11 profissões. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00 e ela é feita exclusivamente pela internet, no site http://www.fab.mil.br/.

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas: exame de escolaridade e conhecimentos especializados, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste de avaliação do condicionamento físico. A prova escrita ocorre no dia 20 de novembro em onze cidades brasileiras. A prova de redação será aplicada apenas para as especialidades de jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda e serviços jurídicos.

O candidato aprovado em todas as etapas do certame fará o estágio, que tem duração de 13 semanas, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG). Concluindo o curso com aproveitamento, será nomeado Segundo-Tenente, e será designado para servir em organização militar da localidade escolhida no ato da inscrição. O edital pode ser acessado na página  http://www.fab.mil.br/.

LOCALIDADES PARA REALIZAÇÃO DAS PROVASBelém – PA , Recife – PE, Salvador – BA, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, São Paulo – SP, Campo Grande – MS, Porto Alegre – RS, Curitiba – PR, Brasília – DF e Manaus – AM.

Vagas por Especialidades:Administração (ADM) – 11; Análise de Sistemas (ANS) – 33; Serviço Social (ASS) – 36; Ciências Contábeis (CCO) – 03; Estatística (EST) – 2; Jornalismo (JOR) – 6; Psicologia Clínica (PSL) – 11; Psicologia Organizacional e do Trabalho (PSO) – 13; Publicidade e Propagada (PUP) – 2; Relações Públicas (REP) – 9; Serviços Jurídicos (SJU) – 33.

Outras informações:
SERENS 1 – Belém – PA: (91) 3231-2989 e Fax: 3238-3500SERENS 2 – Recife – PE: (81) 2129-7092 e Fax: 2129-7222
SERENS 3 – Rio de Janeiro – RJ: (21) 2101-4933, 2101-6015 e Fax: 2101-4949
SERENS 4 – São Paulo – SP: (11) 3382-6109 e Fax: 3208-9267
SERENS 5 – Canoas – RS: (51) 3462-1204 e Fax: 3462-1132
SERENS 6 – Brasília – DF: (61) 3364-8205 e Fax: 3365-1393
SERENS 7 – Manaus – AM: (92) 2129-1735, 2129-1736 e Fax: 3629-1805

CENTRO DE INSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DA AERONÁUTICA (CIAAR) - DIVISÃO DE

CONCURSOS - TEL: (31) 4009-5066 e (31) 4009-5068 Fonte: Agência


Dica do  Ir.’. Jorge Calmon de Passos



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ARLS Discípulos dos Essênios nº 12 entrega colchões a Centro de Educação Infantil.

Os irmãos da ARLS Discípulos dos Essênios nº 12 entregaram 80 colchões infantis ao Centro de Educação Infantil Maria Helena, nesta sexta-feira (12), no oriente de Porecatu. O montante é proveniente de uma campanha realizada com as empresas Colchões Colmer e Takei Indústria Moveleira, ambas d município de Prado Ferreira (Pr).





A ARLS Discípulos dos Essênios nº 12 reúne-se as terças-feiras a partir das 20h em seu Templo situado na Rua da Saudade nº 43, oriente de Porecatu.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Física - Teoria de Vôo.


Velocidade é a distancia que percorre por unidade de tempo, temos as seguintes velocidades:

- Km/h: quilomentros por hora
- mph: Milhas por hora (1,609 Km/h)
- kt: "Knot" ou nó (1,852 km/h)




Massa é quantidade de matéria contida em um corpo, massa é invariável:


- Kg:  Kilograma
- lb:  Libra (0,4536kg)


Força capaz de produzir ou alterar o movimento de um corpo:

- Kgf: Quilograma-força
- lbf: Libra-força (0,4536 kgf)



Peso é a força da gravidade, peso é VARIÁVEL, o peso de uma pessoa nos polos é maior que no Equador, devido a maior proximidade do centro da terra. Já na lua o peso dos astronaltas é menor do que na terra.



 Trabalho Produto de força pelo deslocamento.




Potência Variação da velocidade por unidade de tempo.



Aceleração =  Força
                        Massa




Inércia Tendencia natural dos corpos permanecerem em repouso ou  movimento retilineo uniforme.



Dencidade é massa por unidade de volume.



Momento ou Torque causa rotação, ex. uma manivela de um carro sem vidro eletrico executando uma força sobre uma manivela o seu giro em torno do eixo chama-se torque.


Ação e Reação 3º lei de Newton Toda Ação corresponde uma reação de igual intensidade, em sentidos contrarios.


Vetor Toda grandeza matemáticamente possui intensidade, Direção e sentido. ex: Quando uma aeronave é vetorada pelo controle de trafergo areo até a final para pouso. É usado uma intensidade de Direção e Sentido até que a aeronave chegue até o ponto pretendido para pouso, podendo ser de intensidade igual a 50 km/h. Com direção e sentido NORTE e SUL.

Pressão força por unidade de área, usando como ex. a pressão que fica dentro do pneu de um avião, carro e etc.


Energia É tudo aquilo que pode realizar trabalho, Temos diversos tipos de energia como:


- ENERGIA CINÉTICA, que é contida nos corpos em movimento.
- ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL, contida em um corpo colocado em local elevado.
- ENERGIA DE PRESSÃO, energia acumulada nos fluidos sob pressão.


Decomposição de vetores é um metodo usado para determinar as componentes de um dado vetor. Ex. uma bola na ladeira ela é empurrada para rolar abraixo com a força da decomposição do vetor.


Vento relativo, sopra sobre um corpo em movimento na atmosfera, em sentido contrario ao movimento Ex. um avião decola com inclinação de 15º o vento relativo vem de 15º em sentido contrario na mesma velocidade do angulo do avião.


Velocidade Relativa Velocidade de um corpo em relação a um outro corpo.


Fonte: Teoria de Vôo - Jorge m. Homa, Noções Basicas. ed. 2008

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Olha o Aviãozinho!!








Este babador lembra  a época de criança quando a mãe fazia o aviãozinho com a colher para distrair e a criança  e ela comer .......

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Procura-se um Aviador.


Procura-se um aviador. Nem jovem nem velho, apenas antigo.
Que tenha sensibilidade para lidar comigo e compreenda minhas manias, pois já estive à beira do desaparecimento e fui ressuscitado – ou restaurado – como dizem por aí...
Cada novo pedaço de tela, cada nervura, representa cicatrizes dos lanhos de uma vida de voos e pousos, mais rangidos, estalidos e tendências deste meu corpo – ou fuselagem...

Meu piloto poderá falar quando quiser, mas, sobretudo, terá que saber escutar, ouvir e entender os sons que sou capaz de emitir: como o assobio do vento relativo nos meus montantes e estais; o ronco do meu fiel motor que, às vezes, espouca e tosse, com um bafo de fumaça azulada.

Procura-se um humano que compreenda meus códigos, que talvez sejam mensagens diluídas pelo tempo e remanescentes de aviadores antigos que me conduziram, ou a outros iguais a mim.

Procura-se um aviador que não se importe com meu cheiro de dope, graxa e gasolina, também não se melindre quando eu o respingar de óleo. Deverá ainda saber usar a bússola e ler uma carta seccional, reconhecendo referências no terreno, compensando o vento e mantendo a rota, sem precisar de mostradores elétricos. Este piloto decerto apreciará as pistas de grama e cascalho.

O aviador que procuro deverá saber extasiar-se com minhas antiquadas chandelles, turneaux  e loopings, apenas alegres e espontâneos bailados, sem pretensão a aplausos ou troféus.

Procura-se um aviador que tenha prazer de voar a qualquer hora, mas preferindo decolar ao nascer do sol, ou conduzir-me nas luzes mágicas do sol poente. Meu piloto será um saudosista por certo, sobrevivente do tempo em que um avião era um avião, e não um foguete com asas, recheado de automatismos.

Este piloto será tido como esquisito, pois será reservado e escondido, numa surrada jaqueta manchada de óleo. Será encontrado, junto com poucos iguais a ele, numa boa conversa de hangar.

O aviador que vier por este anúncio será aquele que procure poesia na aviação.

Procura-se este aviador raro, que tenha carinho por mim, a despeito de minha idade, e que, principalmente, não permita que lhe arranquem o romantismo.

Interessados dirigirem-se ao Hangar da Saudade, no Campo dos Sonhos, procurar pelo velho, porém majestoso, North American Texan T-6, mais conhecido por “Temeia”.
                    
(autor desconhecido)

domingo, 21 de agosto de 2011

Na janela.


Um menino  visitou os avós na fazenda.Foi lhe dado um estilingue para brincar no mato.Ele praticou na floresta, mas nunca conseguiu acertar o alvo.Ficando um pouco desanimado, ele voltou para o jantar.Como ele estava andando para trás, viu o pato de estimação da vovó...Em um impulso, ele acertou o pato na cabeça e matou-o. Ele ficou chocado e triste!Em pânico, ele escondeu o pato morto na pilha de madeira! Sally (sua irmã) tinha visto tudo, mas ela não disse nada.

Após o almoço no dia seguinte, a avó disse: "Sally, vamos lavar a louça"Mas Sally disse: " Vovó, Johnny me disse que queria ajudar na cozinha "Em seguida, ela sussurrou-lhe: "Lembra-te do pato? Assim, Johnny lavou os pratos.Mais tarde naquele dia, vovô perguntou se as crianças queriam ir pescar e vovó disse: "Me desculpe, mas eu preciso de Sally para ajudar a fazer o jantar."Sally apenas sorriu e disse, "está tudo certo, porque Johnny me disse que queria ajudar"Ela sussurrou novamente, "Lembra-te do pato?"    Então Sally foi pescar e Johnny ficou para ajudar.

Após vários dias de Johnny fazendo o trabalho de Sally, ele finalmente não aguentava mais.Ele veio com a avó e confessou que tinha matado o pato.A avó ajoelhou, deu-lhe um abraço e disse:"Querido, eu sei... eu estava na janela e vi a coisa toda, mas porque eu te amo, eu te perdoei. Eu só estava me perguntando quanto tempo você iria deixar Sally fazer de você um escravo.

" Pensamento do dia e todos os dias depois:

Qualquer que seja o seu passado, o que você tem feito... O diabo fica jogando-o no seu rosto (mentir, enganar, a dívida, medo, maus hábitos, ódio, raiva, amargura, etc ).... seja o que for... Você precisa saber que: Deus estava de pé na janela e viu a coisa toda. Ele viu toda a sua vida ... Ele quer que você saiba que Ele te ama e que você está perdoado.

Ele está apenas querendo saber quanto tempo você vai deixar o diabo fazer um escravo de você.A grande coisa acerca de Deus é que quando você pedir perdão, Ele não só perdoa, mas Ele se esquece.

É pela graça e misericórdia de Deus que somos salvos.

Enviado pelo Ir.'. Cmte Navarro.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia do maçom.

Cinco motivos para NÃO SER maçom.



1. Influência política - Poder

Ao contrário do que muitos pensam, a Maçonaria - pelo menos a maçonaria Regular; e, mesmo quanto à Maçonaria Liberal, acho que são mais as vozes do que as nozes... - não tem mais influência junto do Poder Político do que qualquer outra instituição social. A única influência que a Maçonaria pode exercer é apenas de ordem moral, pelo exemplo dos seus membros através da aplicação dos seus princípios. Engana-se quem pensa que. ao juntar-se à Maçonaria, terá acesso aos corredores do Poder...

Aliás, uma das coisas de que o maçon rapidamente se dá conta,dentro da Ordem, é que é muito mais abrangente a ilusão do Poder, do que este propriamente dito. Ao menos em ambiente democrático, cada um exerce apenas o Poder que os demais lhe reconhecem e admitem que exerçam.
Em Loja, o detentor do Poder, o condutor, o decisor, o que detém os símbolos do Poder é o Venerável Mestre. Pois bem: como todos os que já se sentaram na Cadeira de Salomão rapidamente verificaram, a função de Venerável Mestre é aquela em que, afinal, não se tem mais direitos do que o mais recente Aprendiz e se tem mais deveres do que os restantes Mestres.
Portanto, quem busca o perfume do Poder, procure-o noutro lado, não na Maçonaria. Aqui apenas aprenderá o cumprimento dos seus deveres.
2. Influência económica - negócios e dinheiro
Quem pensar que a entrada na Maçonaria é uma porta aberta para obter contactos e negócios e o propiciar de condições para "subir na vida", pense outra vez, e pense melhor! Se for este o motivo que o faz desejar entrar na Maçonaria, poupe-se ao trabalho e às despesas. Dentro da Maçonaria fará os mesmos negócios que faria fora dela. O que todos lhe pedirão na maçonaria é que dê algo de si em prol dos outros. Dos demais receberá o que efectivamente necessite e os demais lhe possam dar, não o que deseje ou egoisticamente pense que lhe convenha. Os negócios da Maçonaria são de índole moral e espiritual. Quem deseje entrar no Templo tem que deixar os seus metais à porta deste.
3. Influência social - honrarias e reconhecimento
Na Maçonaria usam-se aventais e colares e jóias, é verdade. Mas o maçon considera tudo isso como meros penduricalhos. A única diferença entre o mais rico, bonito, bordado e colorido avental de Grande Oficial ou de Altos Graus e o simples avental branco de Aprendiz é que quem usa aquele pagou bem mais caro por ele do que o que usa este. Aliás, de todos os aventais que um maçon possa possuir, aquele que para ele tem significado é precisamente o primeiro, o mais simples, o avental branco de aprendiz. Esse é o que qualquer maçon, qualquer que seja o seu grau ou qualidade, pode sempre usar e simbolicamente deve sempre usar. Esse é o adorno que o maçon deve cuidar de manter sempre alvo e puro e, portanto, nunca conspurcado por acções censuráveis ou indignas.

O maçon gosta de usar a jóia de sua Loja, não porque seja bela ou valiosa, mas apenas e tão só porque é um dos símbolos de sua Loja e o seu uso demonstra a todos os seus Irmãos o grupo fraterno em que se integra.

O maçon usa colar quando exerce uma função, não porque lhe fique bem, mas apenas e tão só como distintivo de que a está exercendo. Em bom rigor não é o maçon que usa o colar; é o colar de função que usa o maçon...

Nem na sociedade profana o estatuto de maçon atribui qualquer privilégio que não o reconhecimento das eventuais qualidades de quem o seja, nem no interior da Maçonaria o estatuto social, profissional, académico ou de fortuna diferencia um maçon de outro; o mais jovem aprendiz só tem uma maneira de se dirigir ao Muito Respeitável Grão-Mestre (apesar de formalmente lhe dar este tratamento): "meu Irmão"! E é esse mesmo o tratamento que recebe do Grão-Mestre.

Assim, aquele que porventura sonhe ser a maçonaria um local ideal para obter ou reforçar reconhecimento social, não se engane a ele, nem engane os maçons: abstenha-se de pretender ser maçon!

4. Beneficência - ajuda ao próximo
O bem intencionado que porventura procure na Maçonaria o instrumento para dar largas ao seu anseio de ajudar o próximo, de ser beneficente, se é essa a principal razão que o move, se é isso que vê na Maçonaria, também está enganado.

Não que a Solidariedade e a Beneficência não sejam prosseguidas pela Maçonaria. Claro que o são. Mas não é essa a razão de existir da Maçonaria. Não é por causa da Solidariedade e da Beneficência que a Maçonaria existe. A Solidariedade e a Beneficência são simples consequências de se ser maçon.

Em linguagem de "economês", por muito praticadas que sejam, a Solidariedade e a Beneficência não fazem, no entanto, parte do "core business" (essência) da Maçonaria.

Em linguagem de "industrialês", por muito importantes que sejam, a Solidariedade e a Beneficência são simples subprodutos da Maçonaria.

Portanto, se são a Solidariedade e a Beneficência que atraem o bem intencionado, e nada mais, e não essencialmente algo mais, então o melhor que o bem intencionado tem a fazer é dar largas ao seu anseio através de outras organizações especialmente vocacionadas para isso. A Ajuda de Berço é uma boa opção. A Cruz Vermelha, também. Os Bombeiros, idem. O Banco Alimentar contra a Fome, a mesma coisa. E muitas mais organizações há que têm na Solidariedade e na beneficência a sua razão de ser. E , mesmo sem se juntar a qualquer organização, certamente na sua rua ou na sua localidade encontrará alguém que necessita da sua ajuda. Dê-lha!

5. Curiosidade - conhecer o "segredo maçónico"

Se é a curiosidade que o faz desejar ser maçon, não se iluda: naquilo que ela pode ser satisfeita, não precisa de ser maçon para o saber.

Quer conhecer as palavras de reconhecimento mútuo dos maçons? Por quem é, não seja por isso, arme-se de um pouco de paciência, leia uns livros, encontre umas obras onde estão transcritos rituais antigos e faça favor! Nunca ouviu dizer que os maçons preservam a Tradição? Então, basta tirar a consequência: o que se fazia antigamente continua válido agora... Mas, o quê? Ser maçon só para tomar conhecimento dessas palavras sem ter de ter o trabalho de procurar? Meu caro, a Preguiça é um Pecado Mortal... Se é só por isso que quer ser maçon, os maçons não querem preguiçosos no seu seio... E - acredite em mim! -, garanto-lhe que vai ter muito mais trabalho e demorar muito mais tempo para tomar conhecimento dessas palavras, grau por grau, do que se ler nos livros certos. Está tudo publicado!

Quer conhecer os sinais secretos dos maçons? Mau caro, o You Tube preenche-lhe o anseio! Siga este atalho e ei-los, não ao vivo e a cores, mas em filme e a preto e branco! Não lhe garanto que tudo o que vir esteja certo, mas posso afirmar-lhe que algo do que vir o está...

Portanto, caro curioso, se é a curiosidade que o move a ser maçon, esqueça! Tem outros meios de a satisfazer!

E, afinal, se o que pretende é apenas conhecer como pensam, o que fazem, de que tratam, os maçons, nem sequer precisa de se incomodar muito: basta-lhe ir lendo o A Partir Pedra...
Por :Rui Bandeira



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A importância de mudar o passo da hélice.




O Passo da Hélice, também chamado de angulo da pá, deve ser aumentado ou diminuído de acordo com as condições de vôo.
A mudança de passo tem grande importância no vôo porque com o aumento ou diminuição do passo, aumentamos ou diminuímos a rotação do motor. A rotação do motor deve ser modificada em cada condição de vôo (Decolagem, subida e descida) para obter melhores resultados e evitar problemas, como perda de eficiência e alto consumo de combustível. (OBS.: ver as consequências abaixo).
Alem disso caso o piloto mude de uma condição de vôo para outra (EX: cruzeiro > descida ) sem alterar a manete de potencia do avião, o responsável pela velocidade constante no motor é a mudança do Passo.        Quem controla a mudança no passo é o  ´´ Governador de Hélice“

O passo da Hélice é mudado pelo piloto. Em algumas aeronaves, principalmente Turboélices, o passo é mudado automaticamente.

1) PASSO MINIMO PARA DECOLAGEM:
Com o Passo Mínimo (Angulo de Ataque da Hélice no mínimo) – a Hélice fica com o mínimo de ´´ Efeito cata-vento“…fica menos torcida. Com isso as pás da Hélice manipulam menor quantidade de ar por cada rotação. Essa menor massa de ar na hélice (Carga + leve) permite ao motor girar em alta Rotação, produzindo assim maior TRAÇÂO na aeronave . Quando a aeronave se encontra no solo, ela necessita de uma maior potencia e tração, por este motivo usamos Passo mínimo na decolagem. (Rotação do motor é aumenta)

2) AUMENTAMOS O PASSO A MEDIDA QUE SUBIMOS PARA CRUZEIRO:
A Medida que a aeronave sobe para altitude de Cruzeiro, o angulo da pá é Aumentado, ja que a tração passa a ser menor do que a requerida na decolagem. Aumentando o passo (Angulo da pá), a massa de ar manipulada é aumentada, causando assim um esforço no motor e como consequência diminuindo a rotação do motor. O aumento do passo é feito justamente para não causar uma sobrecarga no motor (aumento da rotação) e um aumento de gasolina.

3) PASSO MAXIMO EM CRUZEIRO:
O passo Maximo é usado em cruzeiro por que quando estamos em Cruzeiro, estamos em vôo nivelado ( não estamos subindo ), o que não exige muita potencia do motor (RPM).
Aumentando o Passo, maior massa de ar é manipulada pela pá da hélice, o que aumenta o esforço sobre o motor. Com uma mesma potencia, a tendência da Rotação do motor é diminuir (RPM).

4) PASSO MAXIMO NA DESCIDA (MERGULHO):
O Passo Maximo é utilizado quando a aeronave esta descendo (mergulho) porque aumentando o angulo da pá, maior quantidade de ar é manejada sobre a pá da hélice, evitando assim uma sobre velocidade (sobre carregamento do motor).

5) PQ USAR PASSO MAXIMO EM CRUZEIRO AO INVÉS DE PASSO MINIMO:
- Em cruzeiro o avião esta nivelado e já não exige muita potencia do motor (exige menos potencia do que na subida e na decolagem). Com o passo mínimo, a hélice do motor começaria a girar em alta velocidade. Isso porque a hélice com menor passo (angulo) esta menos torcida, permitindo a hélice manipular menor quantidade de ar nas pás por cada rotação e conseqüentemente exercendo uma carga mais leve no motor, o que levaria o mesmo a girar em alta rotação.

6) CONSEQUENCIA DO USO PASSO MINIMO EM CRUZEIRO:
- O limite de rotação do motor (RPM) pode ser excedido, desgastando motor mais rapidamente.
- Maior Gasto de combustível
- Em Hélices Elétricas, poderia ocorrer o DISPARO DE HELICE.
- O Aumento excessivo na ponta da pá, quando chega próximo a velocidade do som, causa “ FLUTUAÇÕES“(Vibrações) que diminuem a eficiência da hélice.

7) PQ USAR PASSO MINIMO PARA DECOLAGEM AO INVÉS DE PASSO MAXIMO:
- Caso utilizamos o passo Maximo para decolagem, a hélice manipulará grande quantidade de ar, forçando assim o motor, que diminuirá a quantidade de rotação do motor. DIMINUINDO A ROTAÇÃO DO MOTOR, A TRAÇÃO É REDUZIDA E A PISTA PODERÁ SER INSUFICIENTE PARA LEVANTAR VÔO.
RESUMO:
Aumento do Passo = Maior massa de ar manejada na rotação da hélice = Diminui o RPM
Diminuição do Passo = Menor massa de ar manejada na rotação da hélice = Aumenta o RPM
Passo Mínimo = Usado na decolagem
Passo Maximo = Usado em cruzeiro
Passo Maximo = Usado em Mergulho (descida)
* A medida que subimos, aumentamos o passo ate chegar no passo Maximo em Cruzeiro.

Tipos de Hélice
Hélice de Passo Fixo
Hélice de Passo Ajustável
Hélice de Passo Variável – Manual
Hélice de Passo Variável – Automática (“também conhecida como ´´ Passo Controlável” ou Velocidade constante“ ).










Caso alguém queira completar o tópico com alguma coisa interessante oucorrigir algum erro por favor não se acanhe em fazer sua postagem.




por Wagner Minas


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PROTEÇÃO CONTRA FOGO EM MOTORES.




Todos motores à reação e seus sistemas associados incorporam recursos que minimizam a possibilidade de fogo no motor. Entretanto se uma falha resulta em fogo, existe uma provisão para imediata detecção e rápida extinção do fogo evitando que esse alastre pelo motor e aeronave. Esses sistemas devem adicionar o menor peso possível em sua instalação.
PREVENÇÃO DE FOGO NO MOTOR:
Um motor é concebido para garantir que a prevenção de fogo
 no motor na ignição seja ativado na medida do possível. Na maioria das ocorrências é necessário uma falha dupla antes que o fogo aconteça. A maior parte das fontes potenciais de fluídos inflamáveis estão isolados da parte quente do motor. Os componentes externos dos sistemas de óleo e combustível e suas tubulações são habitualmente situadas em torno da carcaça do compressor, na parte fria do motor, e são separadas por um anteparo a prova de fogo da zona de combustão, turbinas e duto de exaustão. Todos os tubos que transportam combustível, óleo ou fluído hidraúlico, são fabricados com materiais resistentes ou a prova de fogo para cumprirem com os requisitos de proteção contra fogo. E todos os componentes elétricos e conexões são fabricados a prova de explosão. Um centelhamento proveniente de uma descarga estática é prevenida com o uso de cabos de aterramento(bonding jump) em toda aeronave e componentes do motor. Isso permite uma continuidade elétrica entre todos os componentes e impossibilita uma ignição de vapores inflamáveis. Em alguns motores, os tubos de fluídos inflamáveis que passam por zonas quentes no motor são construídos com uma parede dupla. Caso haja uma fratura na parede interna a parede externaevita que o fluído entre em contato com partes quentes do motor inibindo a possibilidade de início de fogo no motor. As carenagens do motor disponíbilizam um adequado sistema de drenos para evitar o acúmulo de fluído inflamável, proveniente de algum vazamento, no interior das nacelles, evitando a formação de vapores inflamáveis nessas regiões. Uma ignição espontanêa pode ser minimizada nas aeronaves que voam em elevados números de Mach através do encaminhamento da camada limite de ar em torno do motor. Se a ignição ocorrer, esse jato de ar em alta velocidade poderá apagá-la, por outro lado ele poderá aumentar a intensidade da chama e reduzir a eficiência do sistema de extinção com a rápida dispersão do agente extintor.

REFRIGERAÇÃO E VENTILAÇÃO:
A baía do motor é refrigerada e ventilada normalmente com ar da atmosfera passando em torno do motor e então expelidos para fora. Refrigeração por convecção durante operação no solo poderá ser fornecida através do uso de ar sangrado do próprio motor. Uma função importante do fluxo de ar entorno do motor é retirar vapores inflamáveis do compartimento do motor. Em alguns motores os anteparos a prova de fogo também separam a zona fria do motor da zona quente, Com isso uma pressão diferencial pode se criada nessas zonas favorecendo a propagação da chama, caso essa ocorra, com isso furos calibrados são feitos com intuito de equalizar essas pressões.

DETECÇÃO DE FOGO NO MOTOR:
A rápida detecção de fogo é essencial para minimizar o período de incêndio no motor antes do seu corte e acionamento do agente extintor. Também é de extrema importância que o sistema não dê uma indicação falsa de fogo, resultado de um curto circuito no caso de sistemas de detecção elétricos, ou perda de gás no caso de sistemas de detecção com esse tipo de elemento sensitivo. Um sistema de detecção consiste em um número de detectores estrategicamente distribuídos no motor, ou um elemento sensitivo contínuo(elétrico ou com gás) que é preso a um suporte tubular que contorna áreas do motor. No caso de um sistema de detecção elétrico, a presença de fogo é sinalizada pela variação de características elétrica do circuito detector ( resistência, capacitância), de acordo com o tipo de detector essas mudanças na temperatura cria um sinal que passa por um amplificador e indica para o operador fogo no motor. O sistema de detecção com gás consiste em um tubulação metálica preenchida no seu interior com um gás que com o aumento da temperatura se expande ocasionando um aumento de pressão na tubulação, que possui um pressure switch o qual sente essa pressão e dá indicação de fogo no motor.

EXTINÇÃO DE FOGO:
Após o fogo ter sido extinguido nenhuma tentativa de acendimento do motor deve ser efetuada, pois isso poderia reacender o fogo, uma vez que o sistema de extinção foi utilizado não seria possível mais apagar esse novo incêndio. O agente extintor utilizados nos motores são, normalmente, um tipo de compostos de Freon. Garrafas são pressurizadas com esses compostos e instaladas fora da zona de risco de fogo, quando o sistema elétrico relevante ao motor com indicação de fogo é acionado manualmente o agente extintor é liberado no motor.

TIPOS DE GASES EXTINTORES:
Dióxido de Carbono (CO2): Tipo de agente mais antigo usado na aviação. Tem a vantagem de não ser corrosivo, mas pode causar um choque térmico quando usado em grandes quantidades em partes do motor. Promove a extinção do fogo através da dissipação do oxigênio da região na qual é disparado, é considerado tóxico e seu peso é consideravelmente maior que os outros gases utilizados. Esse gás encontra-se em desuso atualmente na aviação.

Hidocarbonetos Hologenados (Produtos Freon):

1) Tetracloreto de Carbono (Halon 104): Altamente tóxico e venenoso. Produz, toda vez que usado na extinção de fogo, vapor de ácido clorídrico, gás de cloro e gás fosgênio. A quantidade de gás fosgênio aumenta toda vez que o tetracloreto de carbono é colocado em contato com metal em alta temperatura, alguns produtos químicos ou contínuos arcos elétricos. Não é mais aprovado para o uso em qualquer tipo de extinção de fogo.

2) Brometo de Metila (Halon 1001): Mais leve, mas também mais tóxico que o CO2 é também altamente corrosivo a ligas não-ferrosas. A lavagem imediata do local contaminado após o disparo desse gás é determinada pelos fabricantes. Geralmente não recomendado para uso aeronáutico.

3) Clorobromometano (Halon 1011): CB como é chamado, é mais eficaz que o CO2 e o Brometo de Metila, também menos tóxico que ambos. Esse Halon é corrosivo tanto para materiais ferrosos quanto para não-ferrosos e as áreas contamidas por ele após o seu uso devem ser lavadas imediatamente. Não é recomendado para o uso aeronáutico.

4) Dibromodifluorometano (Halon 1202): Um caro não tóxico e não corrosivo agente extintor, pórem não recomendado para o uso em aeronaves.

5) Bromoclorodifluorometano (Halon 1211): Incolor, não corrosivo e seus vapores não deixam resíduos e dispersam rapidamente, não congela nem causa queimaduras, não danifica tecidos, metais ou qualquer outro material que entre em contato. Hlon 1211 elimina o fogo pela eliminação do ar pela formação de uma densa nuvem na fonte do fogo, mas o mais importante é que ele interfere quimicamente no processo de combustão. Tem uma propriedade marcante de prevenir o reacendimento do fogo após esse ter sido extinto. É aprovado para o uso aeronáutico.

6) Bromotrifluorometano (Halon 1301): Um caro, não tóxico, não corrosivo agente o qual é muito eficiente na extinção de fogo em motores, também considerado um dos mais seguros agentes do ponto de vista de entoxicação. Halon 1301 possui todas as características do Halon 1211 e ainda é menos tóxico. Aprovado para o uso aeronáutico.


Fonte: grupomotopropulsor.blogspot.com

sábado, 13 de agosto de 2011

Dia dos Pais.


"A vocês, que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade,
não bastaria um obrigado..

A vocês, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças,
não bastaria um muito obrigado..

A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos.
Pela longa espera e compreensão durante nossas longas viagens,
não bastaria um muitíssimo obrigado..

A vocês, pais por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso.

Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar.

Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras."

Amamos vocês!


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Santa Cruz Air Race


Aconteceu em  22 de Julho, e prorrogou-se por 10 dias, o Santa Cruz Air Race, no aeródromo de Santa Cruz (LPSC), bem perto de Torres Vedras. Contará com a participação de pilotos de diversas modalidades de aviação, entre elas, o Balonismo, Aerobatica, demonstrações de Paraquedismo, Asa Delta e muito mais.


É um programa recheado de ação que promete pôr os expectadores de olhos postos no céu durante várias horas. Entrada livre.

Confiram o evento em :  http://santacruzairrace.com



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Os Segredos do Templo de Salomão, Primórdios da Maçonaria Lendária.




Maçonaria é uma instituição de mais de 300 anos cuja tradição filosófica se assenta sobre 3000 anos de história. Partindo dessa premissa podemos dividir sua origem em duas versões: a origem lendária (que iremos abordar neste artigo) e a origem histórica. Entendemos como origem histórica o período de 1717, amparado por farta documentação, acerca da fundação da Grande Loja de Londres. É nesse ponto que podemos afirmar categoricamente que a Maçonaria passa a existir como instituição. No entanto, essa irmandade, fruto da Idade Moderna, baseia-se em conceitos, tradições e rituais que antecedem sua existência.
Poderíamos retroceder até 3000 anos de história para recompor essa tradição. Boa parte dela é de natureza essencialmente religiosa. É com base no cristianismo que diversas lendas ou alegorias maçônicas são tecidas. Dentre estas talvez a mais importante seja a história da construção do templo que abrigou a Arca da Aliança cujos principais personagens foram: o construtor Hiram Abiff e o próprio rei Salomão.

O Templo de Salomão em particular ocupa uma posição de destaque dentro da simbologia maçônica, tratando–se de uma das maiores fontes de símbolos, alegorias, lendas e ensinamentos da Maçonaria. Por se tratar de uma construção com mais de 3000 anos de idade, é natural que diversas dúvidas surjam no decorrer da busca das origens maçônicas. Podemos nos perguntar: o Templo de Salomão realmente existiu?
Se existiu, quais eram suas dimensões? Hiram Abiff foi um personagem real?
Antes de tudo, é preciso lembrar que não há qualquer registro extrabíblico a respeito da construção do
Templo de Salomão. Dessa forma, contamos apenas com a Bíblia como documento. Partimos então de uma nova pergunta: "a Bíblia pode ser interpretada como fonte histórica?"

Para responder a essa pergunta, precisamos voltar a dezembro de 1892 quando George Smith apresentou uma notável descoberta à sociedade de arqueologia bíblica de Londres. Ele entregou a tradução de uma tábua mesopotâmica contendo o relato de um dilúvio. Talvez, o mesmo dilúvio que levou Noé a construir sua arca. Esse fato criou uma febre entre arqueólogos e historiadores que passaram a pesquisar a arqueologia bíblica como uma ciência.

A Bíblia, em particular o antigo testamento, formam um conjunto de histórias contadas através da tradição oral. "Enquanto todas essas histórias circulavam, surgiam os primeiros sistemas de escrita do mundo. Por volta de 3.200 a.C. o povo da mesopotâmia desenvolveu a escrita cuneiforme, na qual símbolos eram prensados em placas de argila ou em entalhos na pedra".BEITZEL, Barry J. Bíblica – o Atlas da Bíblia, p. 16.

Concomitantemente, o Egito desenvolveu o sistema de hieróglifos. Essas duas nações desempenharam papéis fundamentais na história bíblica e forneceram importantes ícones para a tradição maçônica.
Na época de Davi e Salomão, o sistema de escrita encontrava-se mais desenvolvido. Por volta de 1011 a.C. o jovem rei Davi iniciou um período de expansão literária. Atribui-se a ele muitos dos salmos da Bíblia. Durante seu reinado foram designados escribas para redigir e manter crônicas de seu reinado. Quando Salomão assumiu o trono, além de iniciar a construção do Templo encomendou diversos Salmos para serem celebrados ali.

Apesar das minuciosas descrições registradas na Bíblia, ainda não foi possível, contudo, ter certeza quanto ao primeiro templo de Jerusalém. A arqueologia bíblica ainda não apresentou nenhuma prova válida da existência de tal obra. Explica-se a ausência de vestígios arqueológicos à completa destruição que teria sido realizada por Nabucodonosor, ou à insuficiência de escavações no próprio sítio atribuído à localização do
Templo. Esse lugar (sagrado para Judeus, Muçulmanos, Católicos e Protestantes) seria atualmente ocupado pela Mesquita de Omar, ou o Domo da Rocha, onde Abraão, obediente a Deus, quase sacrificou seu próprio filho, Isaac (Gen. 22.1-19) – onde, de modo significativo, a tradição islâmica localiza Maomé subindo ao Céu. por causa desses fatos torna-se quase impossível empreender uma busca arqueológica dos resquícios do templo de Salomão.

Alguns historiadores referem-se ao célebre "muro das lamentações" como tendo sido parte da grande alvenaria de arrimo na esplanada do Templo. Contudo as determinações científicas de datação conferem ao muro idade próxima à década anterior ao nascimento de Cristo. Dessa forma, essa obra seria mais adequada de ser atribuída ao terceiro templo destruído pelos romanos.

Por outro lado, não existem dúvidas quanto à existência do reinado de Salomão. Esse sábio rei foi um exímio administrador. Um de seus primeiros atos como rei foi dividir o reino em distritos administrativos enviando provisões e recursos para a corte. Através desse sistema Salomão pode empreender grandes obras arquitetônicas, entre as quais supostamente estaria incluído o Grande Templo.

Várias melhorias feitas por Salomão foram confirmadas por arqueólogos: "o israelense Yigael Yadin descreveu os imponentes muros e portões construídos durante o período salomônico, incluindo um portão com seis câmaras e um muro com casamatas." BEITZEL, Barry J. Bíblica – o Atlas da Bíblia, p. 242.

Podemos ainda citar "Gezer localizada aos pés das colinas centrais, perto de Selefá, que ligava a via Maris (rodovia costeira internacional) a Jerusalém e foi parcialmente destruída pelo Faraó egípcio em torno de 950 a.C., foi dada a Salomão como dote por seu casamento com a filha do Faraó". BEITZEL, Barry J. Bíblica – o Atlas da Bíblia, p. 243.

Além disso, a cidade de Jerusalém, escolhida como capital por Davi, cresceu em tamanho e importância política durante o reinado de Salomão. A eira da Araúna (também identificada como Monte Moriá), comprada por Davi e usada como local sagrado para oferecer sacrifícios tornou-se o local para a construção do Grande Templo.

O "livro de Reis" que integra a Bíblia e narra a trajetória do Rei Salomão e a construção do grande Templo encontra na arqueologia confirmação histórica. Diversos locais, nomes e acontecimentos são cientificamente comprovados. Dessa forma, podemos sim afirmar que o Templo de Salomão realmente existiu. Nada contraria o fato de que toda sua forma gloriosa tenha sim sido arquitetada pelo mestre de obras Hirão-Abi (2 Cr 2.13,14).

"Solomon Before the Ark of the Covenant" Blaise-Nicolas-Le-Sueur – 1747. Musée des Beaux-Arts.
A tradição bíblica ainda orienta importantes aspectos dos templos modernos. Devemos lembrar que segundo o livro de Reis as janelas do Templo de Salomão deviam estar acima do telhado das câmaras, eram de grades, não podendo ser abertas (1 Rs 6.4). Os objetos mais proeminentes no vestíbulo eram dois grandes pilares, Jaquim e Boaz, que Hirão formou por ordem de Salomão (1 Rs 7.15 a 22). Jaquim ('ele sustenta') e Boaz ('nele há força'), apontavam para Deus, em Quem se devia firmar, como sendo a Força e o
Apoio por excelência, não só o Santuário, mas também todos aqueles que ali realmente entravam.

Essa simbologia bíblica alimenta defesas como do pesquisador maçônico Manly Hall. Para ele, a construção do Templo de Salomão não tem uma importância direta para a Maçonaria. Segundo ele, sua essência: "não é histórica nem arqueológica, mas uma linguagem simbólica divina perpetuando sob certos símbolos concretos, os sagrados mistérios dos antigos.

Apenas aqueles que veem nela um estudo cósmico, um trabalho de vida, uma inspiração divina de pensar melhor, sentir melhor e viver melhor com a intenção espiritual de iluminação como fim, e com a vida diária do verdadeiro maçom como meio, conseguiram um vislumbre dos verdadeiros mistérios dos ritos ancestrais". HALL, Manly P. As chaves perdidas da Maçonaria, p. 36.

É certo que, seja ela histórica ou filosófica, a origem lendária atribui à Maçonaria uma consistência incomparável frente as demais instituições modernas.

Texto: Ir.’. Igor Guedes de Carvalho

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

sábado, 6 de agosto de 2011

A Lâmpada do Átrio.


-- Venerável Mestre, peço a palavra!
-- Podeis falar, Irmão Cobridor.
-- Venerável Mestre, Irmão 1º Vigilante, Irmão 2º Vigilante, Irmão etc., etc., etc., etc., etc.,...
-- Irmão Cobridor, podeis falar, por favor!
-- Venerável Mestre; há tempos notei, mais precisamente há um ano, que uma das lâmpadas do Átrio está queimada. Peço a vossa sabedoria que providencie a troca para que as luzes do Átrio não fiquem em desarmonia, tendo uma de suas lâmpadas sem função.
-- Justificável a sua queixa e pedido, meu Irmão, mas, como o Irmão sabe ao Venerável cabe a presidência da Oficina e qualquer coisa que se faça, principalmente, envolvendo custos que onerem os Metais da Loja, a assembléia tem que deliberar a respeito. Para isso concedo a palavra aos Irmãos que queiram se manifestar sobre a proposta do Irmão.
-- Venerável Mestre, peço a palavra!
-- Atenção, meus Irmãos o primeiro Obreiro se manifestará a respeito da proposta do Irmão Cobridor para a troca da lâmpada queimada do Átrio. Podeis falar, Irmão Orador
-- Venerável Mestre Irmão 1º Vigilante, Irmão 2º Vigilante, Irmão etc., etc., etc., etc., etc.,...
-- Meu Irmão, podeis falar, por favor; meus Irmãos, vamos dispensar daqui em diante as fresc... desculpe, os tratamentos e citações de praxe.
-- Venerável Mestre; a troca de uma lâmpada queimada no mundo profano pode parecer uma coisa simples, mas não é em nossa Sacrossanta Instituição, portanto, Venerável Mestre, peço a vossa sabedoria que nomeie uma comissão especial para apresentar um parecer sobre a substituição da lâmpada do Átrio, considerando; 1º - saber as causas da queima da lâmpada; 2º - como retirar a lâmpada queimada sem perda fluídica que a mesma gerou em toda sua existência; 3º - como instalar a nova lâmpada sem que haja rejeição metafísica pelo desequilíbrio de fótons no ambiente do Átrio; e, finalmente, que haja o máximo cuidado com relação às origens da Lâmpada a ser adquirida.
-- Bem pensado, meu Irmão. O Irmão sempre nos brinda com seus conhecimentos, vamos escolher os membros da comissão com o máximo cuidado e informaremos sobre as suas recomendações.
-- Venerável Mestre, peço a palavra!
-- Ora! Muito bem. Vejo que mais um Irmão se dispõe a colaborar nesta tarefa que engrandecerá o trabalho coletivo desta Oficina. Podeis falar, Irmão Mestre Arquiteto.
-- Venerável Mestre; enalteço os cuidados do Irmão que solicitou a Comissão Especial para a substituição da Lâmpada queimada do Átrio e, ressalvo, que cuidados outros especiais também devemos ter nesta tarefa técnico-mística, a saber: a logística. Temos um Irmão no quadro da Oficina que exerce a profissão de engenheiro eletricista  e que poderá fornecer uma lista completa das ferramentas e outros utensílios, bem como, materiais de consumo necessários a operação e o tipo da escada, uns dos símbolos mais importantes de nossa Ordem.
-- Muito bem, meu Irmão. Com certeza nosso Irmão Engenheiro eletricista aceitará de muito bom grado esta gloriosa oportunidade de colaborar com seus préstimos. Só estou preocupado com esta escada. Pode ser de 33 degraus?
-- Creio que não, Venerável Mestre, é muito longa. Pediremos uma, emprestada, aos Irmãos do Rito Moderno, eles tinham uma escada de sete degraus, agora tem uma de nove; mas, serve.
-- Hummm.. Sei não... Esse Rito é meio estranho.
-- É uma questão de raciocínio Venerável Mestre.
-- Tá bom! Tá bom... Deixa isso prá lá.
-- Venerável Mestre, peço a palavra.
-- Podeis falar, Irmão 1º Vigilante.
-- Venerável Mestre; vejo a grande importância em que está se tornando o evento e, isso exige que sejam  apresentadas Peças e Arquiteturas antes de sua realização. Portanto, solicito aos nossos Irmãos Aprendizes que façam uma pesquisa no Google sobre a iluminação do Templo e suas nuances, influências psicossomáticas e espirituais.
-- Ora, muito bem Irmão 1º Vigilante.  Irmãos Aprendizes; debrucem com todas suas forças para copiar e colar o material pesquisado sobre este magnífico tema apresentado pelo  nosso Irmão 1º Vigilante e, que as Peças de Arquitetura estejam prontas antes da data marcada para a troca da lâmpada do Átrio.
-- Venerável Mestre, peço a palavra.
-- Podeis falar Irmão Mestre de Cerimônias.
-- Venerável mestre, estive certo dia em outra Loja de outra Obediência e notei que havia no Átrio uma lâmpada colorida e se colocássemos uma lâmpada desse tipo...
-- Venerável mestre o Irmão Mestre de Cerimônias está tentando enxertar em nosso Templo uma lâmpada de outro Rito! Isso é um absurdo! Irá macular o nosso sacrossanto Átrio!
-- Calma meu Irmão Past Master. O Irmão Mestre de Cerimônias está com a palavra, deixemo-lo falar com a devida tolerância; podeis falar meu Irmão.
-- Bem... Venerável Mestre, de fato a lâmpada é de outro Rito, mas, é tão bonitinha imaginei que na hora que fizermos aquele quarto de hora de preleções no átrio - que representa o purgatório de nossos pecados -, pois como todos dizem, lá deixamos tudo que é coisa ruim antes de entrarmos no Templo, poderemos acender unicamente esta Lâmpada; nela concentraremos todas as nossas paixões e vícios para lá fora as deixarmos.
-- Veja, Irmão Past Master, a sugestão do Irmão Mestre de Cerimônias se justifica. Entraremos no Templo puros e limpos. E, ao sairmos e apagarmos aquela lâmpada, iremos recolher de volta tudo que lá deixamos, percebeu?  Os Irmãos que aprovam que a lâmpada substituta seja... Que cor será a lâmpada, meu Irmão?
-- Vermelha, Venerável Mestre.
-- Os Irmãos que aprovam que a lâmpada substituta seja vermelha, fiquem como estão. Aprovado, meus Irmãos.
-- Venerável Mestre, peço a palavra.
-- Podeis falar Irmão Hospitaleiro.
-- Venerável Mestre; como Vossa Sabedoria disse no início dos debates, sobre a troca da Lâmpada queimada do Átrio, há custos. Sugiro, portanto, que os Irmãos sejam mais bondosos em suas participações no Tronco de Solidariedade, até o dia agendado para a realização do evento para com isto obtermos a verba necessária para a realização do evento. Sabemos que o produto do Tronco é para socorrer as Viúvas e aqueles que batem em nossa porta em busca de auxílio, mas, sabemos também, que sempre há e haverá exceções para outras necessidades que se apresentam importantes como os ágapes,  a aquisição de medalhas, a confecção de diplomas e outros mimos. Por isso nada há de errado em usarmos os metais do Tronco para o evento ora em planejamento.
-- Meus Irmãos; ouvistes as sábias palavras do Irmão Hospitaleiro. Assim, peço aos Amados Irmãos que não colaboram apenas com os costumeiros dois reais, lembrem que dependendo dos recursos obtidos faremos uma plaqueta para colocar no Átrio com os nomes de todos aqueles que participaram de memorável ato e, para fique registrado no livro da história da Loja.
(Bateria incessante – Aplausos)-- (Depois de simular lagrimas e grande pausa para aumentar os aplausos) Oh... meus Irmãos; não sou merecedor de tamanho louvor. Muito obrigado, falta-me as palavras... sniff.. (Mais aplausos)
Autor desconhecido!

Enviado por : Alexandre Braun

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

INFORMATIVO DO GRACIOSA ULTRALEVE CLUBE DO PARANÁ.

 PALESTRA SOBRE REGULAMENTOS AERONAUTICOS E
CORREDOR PARA ULTRALEVES.

                              Click na imagem para ampliar.




PALESTRANTE: CLEBER (CONTROLADOR NO CENTRO DE AREA
(ACC) DE CURITIBA.

DATA: 12 DE AGOSTO DE 2011 (SEXTA FEIRA)

HORÁRIO: INICIO 19 HORAS (DURAÇÃO APROX. DE 2 HORAS)

APÓS, CONFRATERNIZAÇÃO COM CHURRASCO E BEBIDAS NA SEDE DOGRACIOSA.

SOLICITAMOS A GENTILEZA CONFIRMAR POR EMAIL A PRESENÇA ATÉ DIA 9 DEAGOSTO.

VALOR POR PESSOA: R$ 20,00

EMAIL PARA CONFIRMAÇÃO: MMARTINNS52@YAHOO.COM.BR

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Christen Eagle - Fábio Ratão



O nosso Grande acrobata, em seu treinamento diário.

Enviado por: Guilherme Cavalotti Carvalho

terça-feira, 2 de agosto de 2011

LENDA DAS LÁGRIMAS.



Contam às lendas que, quando o Criador concluiu a sua obra, dividiu-a em departamentos e os confiou aos cuidados dos Anjos. Após algum tempo, o Todo Poderoso resolveu fazer uma avaliação da sua criação e convocou os servidores para uma reunião. O primeiro a falar foi o Anjo das luzes. Postou-se respeitosamente diante do Criador e lhe falou com entusiasmo: "Senhor, todas as claridades que criastes para a Terra continuam refletindo as bênçãos da sua misericórdia.

O Sol ilumina os dias terrenos com os resplendores divinos, vitalizando todas as coisas da natureza e repartindo com elas o seu calor e a sua energia. Deus abençoou o Anjo das luzes, concedendo-lhe a faculdade de multiplicá-las na face do mundo.
Depois foi a vez do Anjo da terra e das águas, que exclamou com alegria:
"Senhor, sobre o mundo que criastes, a terra continua alimentando fartamente todas as criaturas; todos os reinos da natureza retiram dela os tesouros sagrados da vida. E as águas, que parecem constituir o sangue bendito da sua obra terrena, circulam no seio imenso, cantando as suas glórias.

O Criador agradeceu as palavras do servidor fiel, abençoando-lhe os trabalhos.
Em seguida, falou radiante, o Anjo das árvores e das flores.
"Senhor, a missão que concedestes aos vegetais da Terra vem sendo cumprida com sublime dedicação.
As árvores oferecem sua sombra, seus frutos e utilidades a todas as criaturas, como braços misericordiosos do vosso amor paternal, estendidos sobre o solo do planeta.
Logo após falou o Anjo dos animais, apresentando a Deus seu relato sincero.
Os animais terrestres, Senhor, sabem respeitar as suas leis e acatar a sua vontade. Todos têm a sua missão a cumprir, e alguns se colocam ao lado do homem, para ajudá-lo. As aves enfeitam os ares e alegram a todos com suas melodias admiráveis, louvando a sabedoria do seu Criador.

Deus, jubiloso, abençoou seu mensageiro, derramando-lhe vibrações de agradecimento.
Foi quando, então, chegou a vez do Anjo dos homens. Angustiado e cabisbaixo, provocando a admiração dos demais, exclamou com tristeza:
"Senhor, ai de mim! Enquanto meus companheiros falam da grandeza com que são executados seus decretos na face da Terra, não posso afirmar o mesmo dos homens...
Os seres humanos se perdem num labirinto formado por eles mesmos. Dentro do seu livre-arbítrio criam todos os motivos de infelicidade. Inventaram a chamada propriedade sobre os bens que Lhe pertencem inteiramente, e dão curso ao egoísmo e a ambição pelo domínio e pela posse. Esqueceram-se totalmente do seu Criador e vivem se digladiando.
Deus, percebendo que o Anjo não conseguia mais falar porque sua voz estava embargada pelas lágrimas, falou docemente:
Essa situação será remediada. Alçou as mãos generosas e fez nascer, ali mesmo no céu, um curso de águas cristalinas e, enchendo um cântaro com essas pérolas líquidas, entregou-o ao servidor, dizendo:
Volta à Terra e derrama no coração de meus filhos este líquido celeste a que chamarás água das lágrimas...
Seu gosto é amargo, mas tem a propriedade de fazer que os homens me recordem, lembrando-se da minha misericórdia paternal. Se eles sofrem e se desesperam pela posse passageira das coisas da Terra, é porque me esqueceram, esquecendo sua origem divina.
... E desde esse dia o Anjo dos homens derrama na alma atormentada e aflita  humanidade, a água bendita das lágrimas remissoras.

A lenda encerra uma grande verdade: cada criatura humana, no momento dos seus prantos e amarguras, recorda, instintivamente, a paternidade de Deus e as alvoradas divinas da vida espiritual.


(Fonte: Livro "Crônicas de além túmulo", cap, 22 - Lenda das Lágrimas