terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Maçons que gente é essa?



Que gente é essa? É gente de conteúdo interno que transcende a compreensão medíocre, simplória.
É gente que tem idealismo na alma e no coração, que traz nos olhos a luz do amanhecer e a serenidade do ocaso.
Tem os dois pés no chão da realidade.
É gente que ri, chora, se emociona com uma simples carta,um telefonema, uma canção suave, um bom filme, um bom livro, um gesto de carinho, um abraço, um afago.
É gente que ama e curte saudades, gosta de amigos, cultiva flores, ama os animais, admira paisagens, escuta o som dos ventos.
É gente que tem tempo para sorrir bondade, semear perdão, repartir ternura, compartilhar vivências e dar espaço para as emoções dentro de si.
É gente que gosta de fazer as coisas que gosta, sem fugir de compromissos difíceis e inadiáveis, por mais desgastantes que sejam.
Gente que semeia, colhe, orienta, se entende, aconselha, busca a verdade e quer sempre aprender, mesmo que seja de uma criança, de um pobre, de um analfabeto.
É gente muito estranha os Maçons.
Gente de coração desarmado, sem ódio, sem preconceitos baratos ou picuinhas.
Gente que fala com plantas e bichos, dança na chuva e alegra-se com o sol.
Eh!! Gente estranha esses Maçons.
Falam de amor com os olhos iluminados como par de lua cheia.
Gente que erra e reconhece. Gente que ao cair, se levanta, com a mesma energia das grandes marés, que vão e voltam. Apanha e assimila os golpes, tirando lições dos erros e fazendo redentores suas lágrimas e sofrimentos. Amam como missão sagrada e distribuem amor com a mesma serenidade que distribuem pão. Coragem é sinônimo de vida, seguem em busca dos seus sonhos, independentes das agruras do caminho.
Essa gente, vê o passado como referencial, o presente como luz e o futuro como meta.
São estranhos os Maçons!
Cultuam e estudam as Sagradas Tradições como formas de perpetuar as leis que regem o Universo, passam de geração para geração a fonte renovadora da sabedoria milenar. São fortes e valentes, e ao mesmo tempo humildes e serenos.
Com a mesma habilidade que manuseiam livros codificados de sabedoria, o fazem com panelas e artefatos.
São aventureiros e ao mesmo tempo criam raízes, inventam o que precisa ser inventado. Criam raízes, inventam suas próprias histórias.
Falam de generosidade em exercício constante. Ajudam os necessitados com sigilo e discrição. Conduzem a prática desinteressada e oculta da caridade e do amor ao próximo.
Interessante essa gente, esses Maçons.
Obrigam-se nas tarefas, de estudar a Arte Real, de evoluir, de amar e dividir.
Partilham da mesa do rei e de um amigo montanhês com mesmo sorriso enigmático de prazer e sabedoria que iluminava a face de seus ancestrais.
Degustam um pão artesanal, com a mesma satisfação que o fazem em um banquete cinco estrelas.
Amam em esteiras e em grandes suítes, desde que estejam felizes, pois ser feliz e levar felicidade, é sempre a única condição dessa gente estranha.
É gente que compra briga pela criança abandonada, pelo velho carente, pelo homem miserável, pela falta de respeito humano.
É gente que fica horas olhando as estrelas, tentando decifrar seus mistérios, e sempre conseguem.
Agradecem pelas oportunidades que a vida lhes dá. Aliás, essa gente estranha agradece por tudo, até pela dor, que tratam como experiência.
Reúnem-se em Escolas Iniciáticas que chamam de Lojas, para mutuamente se bastarem, se protegerem, se resguardarem, para resgatar valores, e estudar muito.
Interessantes são os Maçons.
Mas interessante mesmo é a fé que os mantêm vivificados ao longo de tantos anos.
Abençoada essa estranha gente.
É dessa estranha gente, que o Grande Arquiteto do Universo precisa para o terceiro milênio.
É a essa estranha gente, de que sou parte, que desejo DE TODO MEU CORAÇÃO, as mais ardorosas congratulações.
(Autor desconhecido)


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM



O dia 22 de fevereiro foi fixado como o "DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM". Esta data foi escolhida, pois exatamente neste dia, comemora-se nos Estados Unidos, o aniversário de GEORGE WASHINGTON.

Do dia 20 a 22 de fevereiro de 1.994, realizou-se em Washington, capital dos Estados Unidos, a Reunião Anual dos Grãos-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte, com a presença das Obediências Grande Loja da Inglaterra, Grande Loja Nacional Francesa, Grande Loja Regular de Portugal, Grande Oriente da Itália, e o Grande Oriente do Brasil entre outras.

Ao final dos trabalhos, o Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Fernando Paes Coelho Teixeira, sugeriu a fixação da data do dia 22 de fevereiro como o "DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM", a ser comemorado por todas as Obediências reconhecidas, o que foi totalmente aprovado por todos os presentes.

Washington foi iniciado na Maçonaria no dia 4 de novembro de 1.752, na "Loja Fredericksburg nº 4", de Fredericksburg, no estado da Virginia; elevado ao grau de Companheiro em 1.753, e exaltado a Mestre no dia 4 de agosto de 1.754. Vale ressaltar que a Maçonaria nos Estados Unidos teve início em 23 de abril de 1.730, no estado de Massachussets, portanto 02 (dois) anos antes do nascimento de George Washington.

O Primeiro Presidente Norte-Americano GEORGE WASHINGTON foi o primeiro presidente norte-americano, sendo um forte defensor da democracia, permitiu que o seu país emergisse como uma nação verdadeiramente voltada aos interesses do povo. Washington foi eleito por duas vezes ao cargo, mas após o final de seus mandatos, ele não tentou permanecer no poder. Ele então estabeleceu a organizada e pacífica passagem de poder de um líder eleito para outro – um precedente que sempre permaneceu em vigor em toda a história dos Estados Unidos. Segundo alguns biógrafos de George Washington, este não era um
grande pensador ou orador assim como outros líderes americanos anteriores tais como Thomas Jefferson, James Madison ou Benjamin Franklin.

Entretanto, sua liderança provou ser ainda mais valiosa que a mente brilhante destes homens. Não fosse por sua liderança, provavelmente as bases para a lei, ordem e democracia nos Estados Unidos não teriam se estabelecido de forma tão sólida e não teriam resistido ao tempo.

Representante da Virginia no 1º Congresso Continental (1.774) e Comandante-geral das forças coloniais (1.775), dirigiu as operações, durante os cinco anos da Guerra de Independência, após a declaração de 1.776. Ao ser firmada a paz em 1.783, renunciou à chefia do Exército, dedicando-se então aos seus afazeres particulares.

Como Presidente da República norte-americana, nunca olvidou a sua formação maçônica: ao assumir o seu primeiro mandato, em abril de 1.789, prestou o seu juramento constitucional sobre a Bíblia da "Loja Alexandria nº 22", da qual fora Venerável Mestre em 1.788; em 18 de setembro de 1.783, como Grão-Mestre da Grande Loja de Maryland, colocou a primeira pedra do Capitólio - o Congresso norte-americano - apresentando-se com todos os seus paramentos e insígnias de alto mandatário Maçom.

Capitólio – Sede do Congresso Americano - Símbolo da República GEORGE WASHINGTON faleceu em sua casa, em 14 de dezembro de 1.799, seu
sepultamento ocorreu no dia 18, na mesma propriedade de Monte Vernon, numa cerimônia fúnebre Maçônica, dirigida pelo Reverendo James Muir, capelão da "Loja Alexandria nº 22", e pelo Dr. Elisha C. Dick, Venerável Mestre da mesma Oficina.

O legado do primeiro presidente norte-americano continua até hoje. A capital do país, Washington D.C. (Distrito de Colúmbia), recebe seu nome. Uma nação agradecida reconhece que sua grandeza se deve em grande parte a homens como Washington, que lutaram para criar um país baseado nos ideais de "vida, liberdade e a busca pela felicidade". Mesmo que a história americana não seja impecável, a nação provou ser uma fonte de liberdade, oportunidade
e riqueza para norte-americanos e imigrantes de outras nações do mundo.

Pelo exposto, a fixação do dia 22 de fevereiro como "DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM", representa uma justa homenagem a um grande maçom, que antes de tudo, após a sua luta pela Independência de seu país, preferiu como forma de governo, a República Democrática à monarquia, transformando-se num dos
Grandes vultos da História Universal.

Autoria do Ir.’.Jeová Neves Carneiro

Fonte:

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

John Travolta doa Gulfatream G - 2 ao museu.


Entusiasta da aviação, John Travolta - que é um piloto qualificado - e sua esposa Kelly Preston ficaram devastados em 2009, quando seu filho Jett, 16, morreu após bater a cabeça ao sofrer uma convulsão nas Bahamas. Por isso, o ator decidiu prestar uma homenagem ao garoto doando um jato executivo Gulfstream G-2 para o museu da aviação na Geórgia.

Chrissy Miner, porta-voz da Robins Air Force Base, disse ao jornal Telegraph, em Macon, que primeiro o avião está sendo preparado para uma exposição estática e também para um show aéreo agendado para 28 e 29 de abril e, logo depois, será rebocado ao museu.

Após a morte de Jett, seus pais fundaram a Jett Travolta Foundation, uma organização sem fins lucrativos que já doou cerca de US$ 56 mil desde que foi criada. John e Kelly têm duas outras crianças: Ella Bleu, de 11 anos, e Benjamin, de um.


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O Marido da cunhada Graça.



Por Jorge Serrão

A Maçonaria anda ouriçada. Em vários e-mails, maçons espalham a pergunta: Quem é o marido da Maria das Graças Foster, nova presidenta da Petrobrás? Eles respondem: o Grande Irmão Colin Vaughan Foster é o Grão-Mestre Distrital da Divisão Norte da Grande Loja Unida da Inglaterra, cujo “Grand Master” é o Príncipe Edward George Nicholas Paul Patrick – primo da Rainha Elisabeth.
 Quem comanda a Grande Loja Unida da Inglaterra, junto com o príncipe, é Peter Lowndes membro do Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS). Ou seja, a Maçonaria Britânica é um dos braços de comando da Oligarquia Financeira Transnacional que controla os principais negócios do mundo globalitário. Como os maçons constatam, o “primeiro-damo” da Petrobrás é gente forte na Maçonaria Universal. É o controlador atuando nos bastidores de uma das mais estratégicas empresas brasileiras!
Nos irônicos comentários dos maçons sobre a posse da Graça Foster, um chama atenção: “Pelo menos o vice-presidente da República Michel Temer, que é maçom mas nega sempre que lhe é conveniente, terá a chance de dispensar um tratamento especial à nova presidenta da Petrobrás. Temer poderá chamar Graça de “cunhada” – que é como os maçons se dirigem às mulheres de seus irmãos de ordem.
Na foto acima, com as mãos sobre a mesa, o cada vez mais prestigiado Colin Vaughan Foster recebe homenagens e participa de eventos na Maçonaria Tupiniquim, onde muito “irmão” que não sabe onde tem a cabeça teria o maior prazer de tomar um whisky 18 anos, brindando e saudando o retrato da Rainha da Inglaterra, no intervalo das sessões maçônicas do Rito de York. Os maçons deviam propor um brinde ao marido da cunhada Graça. Ele merece!
A final, “God save the husband of the New Queen of Petrobrás". Quem sabe o Grande Arquiteto do Universo ajuda a melhorar os resultados da empresa...
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.





sábado, 11 de fevereiro de 2012

2º Encontro dos motociclistas Beneficente.


 convite para o 2º Encontro de Motociclistas - Beneficente que será realizado no próximo dia 26.02.12 das 14 às 19 horas.

Traga toalhas e camisetas (novas e ou usadas) para doação ao Hospital Nossa Senhora da Luz.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Deixe a verdade ser ouvida.


Nós não somos maus.

Nós não prejudicamos ou seduzimos pessoas.

Nós não somos perigosos.

Nós somos pessoas normais como você.

Nós temos famílias, empregos, esperanças e sonhos.

Nós não somos um culto.

Nós não somos o que você acha que somos
quando vê TV, ou quando ouve o que falam sobre nós.

Nós somos reais.
Nós rimos, nós choramos, somos sérios, temos senso de humor.

Você não precisa ter medo de nós.
Nós não queremos converter você.
E por favor não tente nos converter.

Apenas nos dê o mesmo direito que
nós damos a você : Viver em paz.

Nós somos muito mais similares a você
do que você imagina.

Somos Pais, filhos, irmãos, primos, vizinhos, amigos.

Somos Católicos, Evangélicos, Espíritas, Muçulmanos, Judeus, Comerciantes, Empresários, Funcionários Públicos, Funcionários de Empresas e de Comércios, Garçons, auxiliares de Escritórios, profissionais Liberais e etc.

Todos unidos independente de credo, raça, cor, religião ou partido político.
Somos uma instituição Associativa de homens esclarecidos e virtuosos, que se congregam entre si, como irmãos que somos, cujo fim é viver em perfeita igualdade, íntimamente ligados por laços de recíproca estima, confiança e amizade, estimulando-se uns aos outros, na prática da virtude.

Estas definições não são perfeitas, apenas suficientes para nos convencer de que a Ordem Maçônica foi, é, e sempre deverá ser, a união consciente de homens íntegros, virtuosos, desinteressados, generosos e acima de tudo devotados. Irmãos livres e iguais, ligados por deveres de fraternidade, que pelo exemplo e prática da virtude, buscam esclarecer os homens e prepará-los para a emancipação progressiva da humanidade.

Uma verdadeira escola, não só de moral como também de filosofia social e espiritual, um sistema, revelado aos Maçons por alegorias e ensinado atravéz de símbolos, guiando seus adeptos à prática e ao aperfeiçoamento dos seus mais elevados deveres.

Afugentando os baixos sentimentos de materialismo, de sensualidade e de mundanismo e invocando sempre o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, tornando-nos dignos de si mesmos, da Família, da Pátria e da Humanidade.

Somos Maçons

Com muito Orgulho e com muita Honra

Autores
Ir.'.M.'.I.'.Weber Augusto Varrasquim 33º
Ir.'.M.'.I.'. João Roberto Clima de Souza.

Se perguntarem: Quantos Sois Vós? Respondereis: Somos Um Só.
GRUPO MAÇÔNICO INTERNACIONAL MESTRE-MAESTRO.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Voar é…

                                                                Foto: Mygames mmo - Aion



 Saí por aí a perguntar o que era voar.

Logo alguém me respondeu que voar era sentir o cheiro das nuvens e estar mais próximo de Deus. Que bonito! Eu também quero voar!

Mas alguém disse: você terá que vencer as barreiras da física para aproximar Criador e Criatura. Que difícil! Não sei física! Só sei escrever e rimar…

E não e só isso, você terá que desafiar a morte para viver momentos inesquecíveis.

Que medo de desafiar a morte! Mas tem os momentos inesquecíveis… Não posso deixar o medo me limitar, pois eu ouvi que voar é antes de tudo um prazer!

Se voar é andar sobre as nuvens e sentir plenamente a liberdade, eu quero ser livre!

Nossa, voar é incrível, mas não é fácil.

Continuei a perguntar e foi aí que ouvi algo mágico: só quem voa sabe por que os pássaros cantam. Fiquei encantada. Voar deve ser mesmo a mais pura felicidade. Voar tem a ver até com amar e casar: uma aventura.

Comecei a sonhar de verdade com voar e fiquei sabendo que esse é um sonho milenar que se realiza. Então, fiquei animada!

Um dia desses, vou ser muito abnegada e corajosa e vou acreditar que voar é uma dádiva dos anjos, vou me lançar e o espaço conquistar.

Quem sabe uma fênix, um pégasus, um arcanjo, um falcão, um carcará, um gavião,  ou uma águia me leve pra voar…

Nota: O Texto foi elaborado como as frases escritas nos comentários da crônica: Aviador…

Por: Nádia Tebicherane



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Maçonaria.


A Maçonaria não transforma  pessoas más  em  pessoas boas, transforma homens bons em melhores.

A Maçonaria não tem o condão de transformar entulho em boas pedras, as boas pedras nascem boas e aquelas que têm fissuras sucumbem ao golpe do cinzel.

Assim é o homem maçom, que ao ter que melhorar através do auto-aprimoramento, se não consegue, sucumbe ao primeiro golpe daquele cinzel simbólico que são as ... nossas regras simples e fáceis, e é por isso que estamos caminhando para as águas lodosas do vício – por sucumbir à tentação de realizar regras e leis, ao invés de ELIMINAR peçonhentos das nossas Lojas. Algumas vezes conseguimos.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sinalização de pátio para aeronaves – O Papel do Sinalizador

Respeitando os oportunos comentários feitos no presente artigo e, a fim de não causar conflitos entre procedimentos, atualizamos alguns sinais, seguindo fielmente o que preconiza a ICA 100-12. Foram utilizados os diagramas dessa Instrução e que facilitarão a leitura e visualização dos sinais. 

Sendo assim, vamos falar de um assunto simples, mas de muita importância para a segurança operacional: a sinalização de pátio para aeronaves (aviões e helicópteros) e o papel do sinalizador (também chamado de balizador ou sinaleiro – termo utilizado pela ICA 100-12).

Inicialmente, para uma operação segura, o sinalizador deverá dispor dos seguintes equipamentos básicos:

Equipamento de Proteção Individual (óculos de proteção, protetor auricular e abafador de ruídos).

Colete refletivo.

Raquetes de sinalização refletivas ou luvas refletivas para o período diurno.

Lanternas refletivas para o período noturno.

Capas de proteção para dias chuvosos.

Dispondo destes equipamentos o sinalizador deverá atentar para algumas situações perigosas, como, por exemplo:

Chegada de mais de uma aeronave para o pouso.

Decolagem simultânea de aeronaves.

Tráfego intenso de aeronaves na taxiway.

Assim, o sinalizador terá que cumprir uma sequência de ações, que podem ser resumidas, conforme segue:

Estar sempre em posse do material necessário para executar sua função.

Antes do acionamento da aeronave, posicionar-se à frente dela.

Atentar para que não haja fluxo de pessoas durante o procedimento de partida, com exceção dos tripulantes e passageiros da aeronave.

Estar sempre em contato visual com o mecânico de pátio e todo o movimento aos redores quando os rotores estiverem em acionamento.

Somente proceder a liberação de decolagem ao piloto, após certificar-se de que o mecânico de pátio fechou a porta do 1P (comandante da aeronave) e tomou distância de segurança.

Antes de sinalizar a liberação da aeronave observar o tráfego de aeronaves em todos os sentidos da taxiway, no céu acima do pátio e presença de aves ou pipas.

Ao liberar a aeronave utilizar os sinais padrão de balizamento para helicópteros.

Atentar para o retorno das aeronaves que estão em vôo ou para a chegada de outras aeronaves que tenham autorização de pouso nos pátios.

Consultar junto ao mecânico de pátio se houve alteração de local de pouso de aeronaves que estão em vôo.

Estar posicionado para o balizamento da aeronave que vem para pouso antes mesmo de que ela ingresse na taxiway, com a finalidade de não permitir o trafego de pessoas pelo pátio de manobras.

Adotar movimentos claros e bem definidos para que não haja interpretação errônea pelo piloto.

O sinalizador, cumprindo essas regras, observando também o disposto na IAC 2308, alcançará os resultados esperados, como:

Que nenhuma aeronave pouse ou decole sem o balizamento do sinalizador.

Que o sinalizador esteja sempre trajando o colete refletivo e utilizando seus equipamentos de proteção individual.

Que o sinalizador esteja sempre em contato com o mecânico de pátio (se este não for o sinalizador) para estar ciente de qualquer alteração que possa ocorrer.

Que o sinalizador não seja empregado em outra função em prejuízo a sua função principal.

Que o sinalizador utilize a sinalização padrão para execução do balizamento.

A ICA 100-12 (pg 247 a 255) preconiza os sinais para manobras no solo, onde os sinais serão indicados para uso do sinalizador, com suas mãos convenientemente iluminadas para facilitar a observação por parte do piloto, postando-se à frente da aeronave em uma posição, conforme segue:

Para aeronaves de asa fixa, à frente da extremidade da asa esquerda e dentro do campo de visão do piloto, à esquerda da aeronave, onde possa ser visto pelo piloto; e

Para helicópteros, onde o sinalizador possa ser visto pelo piloto.

O significado dos sinais permanece o mesmo, quer sejam empregadas raquetes, balizas iluminadas ou lanternas. Os motores das aeronaves são numerados, para o sinalizador situado à frente da aeronave, da direita para esquerda; isto é, o motor n.º 1 é o motor externo da asa esquerda.

As referências às balizas podem também ser interpretadas como relativas a raquetes do tipo das de tênis de mesa com fluorescentes ou a luvas (somente durante o dia).

As referências ao sinalizador podem também referir-se ao manobreiro. Os sinais indicados nas figuras 1-26 à 1-30, abaixo, destinam-se à orientação de helicópteros em voo pairado.

Feitas as recomendações de segurança e de procedimentos, vamos agora, se forma esquemática, demonstrar os principais gestos que o sinalizador deverá fazer para o piloto da aeronave:



Outra questão interessante abordada pela ICA 100-12 são os sinais que o piloto da aeronave deve fazer para o sinalizador. Segundo a Instrução os sinais serão executados pelo piloto em seu posto, com as mãos bem visíveis para o sinalizador, e iluminadas, quando necessário, para a perfeita observação pelo sinalizador.

SINAIS EFETUADOS PELO PILOTO DA AERONAVE AO SINALIZADOR:

1. FREIOS

NOTA: O momento em que se cerra o punho ou em que se estendam os dedos, indica, respectivamente, o momento de acionar ou soltar o freio.

1.1 Freios acionados:
Levantar braço e mão com os dedos estendidos horizontalmente adiante do rosto; em seguida, cerrar o punho.

1.2 Freios soltos:
Levantar o braço, com o punho cerrado horizontalmente adiante do rosto; em seguida, estender os dedos.

2. CALÇOS

2.1 Colocar calços:
Braços estendidos, palmas das mãos para fora, movendo as mãos para dentro, cruzando-se adiante do rosto.

2.2 Retirar calços:
Mãos cruzadas adiante do rosto, palmas para fora, movendo os braços para fora.



3. PRONTO PARA DAR PARTIDA NOS MOTORES
Levantar o número apropriado de dedos da mão, indicando o número do motor a ser acionado.

Texto: Eduardo Alexandre Beni
Referências: Normas e manuais sobre balizamento de aeronaves, Procedimento do GRPAe de São Paulo, IAC 2308 e ICA 100-12.