O vôo com aviões ultraleves pode ser um dos meios mais divertidos de participar da aviação. Como todo esporte, há certas normas de fácil execução que garantem a sua segurança e de seu equipamento. As informações adiante são baseadas em experiências do corpo técnico da “Air Safety Foundation” dos Estados Unidos e colocados em prática pelos departamentos de treinamento das fábricas de ultraleve daquele país. Estas são válidas também no Brasil. A sua aderência às regras abaixo descritas proporcionará um vôo seguro e uma diversão agradável para todos os praticantes.
Fator pessoal
O ultraleve não é um brinquedo. Obtenha treinamento de vôo de um instrutor qualificado, que seja experiente neste tipo de aeronave. Assegurar que você é mental e fisicamente capaz de voar. Sempre voe com capacete. Esteja familiarizado com as leis básicas de aerodinâmica, regras aéreas oficiais (DAC), meteorologia, procedimentos de operação e manutenção. Se não estiver se sentindo bem, não voe.
Aeronave
Cada aeronave deve ser mantida de acordo com as regras gerais de manutenção do fabricante. Uma completa “inspeção pré-vôo” deve ser conduzida com prioridade antes de cada decolagem. Esteja em permanente contato com o fabricante para tomar conhecimento de todas as mudanças que afetam a segurança de sua aeronave. Nunca proceda a uma mudança ou modificação que possa reduzir a resistência estrutural ou alterar as qualidades de vôo de sua aeronave, sem primeiramente consultar o fabricante ou pessoa qualificada. Todos os reparos deverão ser de alta qualidade, utilizando regras, procedimentos e materiais adequados ao reparo sua aeronave. Procure um instrutor ou outra pessoa experiente para inspecionar, minuciosamente, a sua aeronave, pelo menos, uma vez ao ano. Esta inspeção deverá ser mais minuciosa se você voa com muita freqüência. Inspecione cuidadosamente todas as partes da aeronave em caso de uma aterrissagem forçada, arrasto na ponta de asa ou algum acidente similar. Conserve sua aeronave como se sua vida dependesse dela.
Localidade de vôo
As proximidades deverão ser limpas e livres de obstruções. Construções, árvores e outros obstáculos não deverão ser posicionados de modo a causarem turbulência mecânica na área de aterrissagem/decolagem. Se a localidade é um aeroporto: Procure saber se ultraleves são bem vindos ao local. Esteja familiarizado com os procedimentos locais e acompanhe-os. Esteja particularmente alerta para as características da aviação convencional e com pilotos convencionais que podem não estar familiarizados com os procedimentos de vôo de ultraleves. Esteja precavido a respeito de efeitos de turbulência de aviação comercial.
Operações
Nunca deixe uma pessoa inexperiente voar com sua aeronave, mesmo que ela seja um piloto. Nunca dê a partida no motor quando houver pessoas ao redor da aeronave. Esteja consciente da direção e velocidade do vento a todo instante. Não faça uma curva excessiva, mudanças bruscas no movimento ou alguma manobra a uma altura inferior a 90 metros, acima do terreno. Sempre esteja alerta para aterrissar em local razoável no caso de defeito no motor (vôo apoiado). Mantenha distância suficiente de montanhas e elevações para evitar os efeitos de turbulência muitas vezes associados a estas áreas. Esteja familiarizado com o barulho que sua aeronave produz. Exposição prolongada ao ruído pode causar irritação às pessoas no terreno e desconforto para o piloto. Nunca voe baixo sobre pessoas, veículos ou construções, isto pode criar uma condição de risco desnecessário. Pratique aterrissagem com o motor em marcha lenta regularmente, isto o ajudará a pousar a aeronave com segurança em caso de perda de motor. Faça a ocorrência de todos os incidentes com ultraleves às autoridades competentes. Voe como se sua vida dependesse disso.
Tempo
Esteja familiarizado com as condições meteorológicas locais. Obtenha sempre as previsões de tempo como prioridade para voar. Aprenda o quanto você puder sobre meteorologia, direção de vento, turbulência e procedimentos a serem seguidos na sua ocorrência, cisalhamento e gradiente de vento para a atmosfera em geral e para o seu local de vôo. Estes são os aspectos mais problemáticos de vôo com ultraleves. A menos que você seja um experimentado piloto de ultraleve, nunca voe com ventos acima de 30 km/h, ou quando os ventos estão violentos. Esteja alerta para mudanças súbitas no tempo, no terreno ou no vôo.
Retirado do site da Starflight Industria Aeronáutica Ltda.
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