Os engenheiros e pesquisadores que se debruçaram sobre o assunto gastaram muito tempo até achar o ângulo correto e a quantidade de recortes necessários para uma redução. Em certos casos, as mexidas começavam na base da tentativa e erro e, não raro, recortes mais pronunciados acabaram representando um aumento do ruído e não uma redução. As dificuldades no processo, inclusive de fabricação das ferramentas capazes de produzir os sulcos corretamente, foram superadas com o uso de métodos diferentes de análise, como feixes de luz, lasers e fotografias em alta velocidade - tudo dentro dos túneis de vento. O objetivo, agora que os “chevrons” já estão sendo utilizados nos novos propulsores, é trabalhar no sentido de reduzir, também, o consumo de combustível. O meio-ambiente, e os vizinhos de aeroportos (entre os quais me incluo tanto no Rio quanto em São Paulo) agradecem.
sábado, 2 de abril de 2011
Chevrons, a novidade para reduzir ruídos.
Os engenheiros e pesquisadores que se debruçaram sobre o assunto gastaram muito tempo até achar o ângulo correto e a quantidade de recortes necessários para uma redução. Em certos casos, as mexidas começavam na base da tentativa e erro e, não raro, recortes mais pronunciados acabaram representando um aumento do ruído e não uma redução. As dificuldades no processo, inclusive de fabricação das ferramentas capazes de produzir os sulcos corretamente, foram superadas com o uso de métodos diferentes de análise, como feixes de luz, lasers e fotografias em alta velocidade - tudo dentro dos túneis de vento. O objetivo, agora que os “chevrons” já estão sendo utilizados nos novos propulsores, é trabalhar no sentido de reduzir, também, o consumo de combustível. O meio-ambiente, e os vizinhos de aeroportos (entre os quais me incluo tanto no Rio quanto em São Paulo) agradecem.
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