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O Sistema ALS (Approach Sight System) é um sistema de luzes de aproximação utilizado para melhorar a capacidade operacional e segurança da aeronave durante a operação de aproximação e pouso, particularmente durante períodos noturnos e/ou de visibilidade reduzida.
O ALS fornece informação visual de alinhamento de pista, percepção de altura, orientação para rolagem e referências horizontais.
Embora esses auxílios sejam utilizados para aproximações visuais, são também utilizados em conjunção com auxílios eletrônicos para aproximação e geralmente apoiam mínimos de visibilidades reduzidos. Os sistemas que são utilizados com auxílios de precisão ILS, PAR e MLS têm normalmente 3.000 pés de comprimento. Os sistemas que são utilizados com o VOR e NDB têm normalmente 1.4000 pés de comprimento. Esses sistemas são classificados em alta e baixa intensidade, dependendo dos tipos de lâmpadas e equipamentos utilizados.
Todos os componentes do Sistema ALS da Technilux são fabricados de acordo com as Normas Brasileiras (NBR’s) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e com as normas Internacionais da FAA (Federation Aviation and Administration).
COM RELAÇÃO AO EMPREGO, O ALS TÊM AS SEGUINTES CONFIGURAÇÕES:
ALS Categoria I:
Tem normalmente comprimento de 900 metros, podendo ser reduzido para 720 metros. Possui um sistema de flashes a partir da barra 10 (dez).
ALS Categoria II:
Tem normalmente comprimento de 900 metros, podendo ser reduzido para 720 metros. Possui um sistema de flashes a partir da barra 10 (dez) e 9 (nove) fileiras de barras laterais vermelhas.
ALS Reduzido:
Tem normalmente comprimento de 420 metros e pode ser apresentado em diversas configurações
O ALS é formado pelos seguintes Sub-Sistemas:
- Sub-sistema de potência;
- Sub-sistema de flashers seqüenciais de descarga capacitativa;
- Sub-sistema de luzes de cabeceira de pista; e
- Sub-sistema de marcadores luminosos de pista.
- Sub-sistema de flashers seqüenciais de descarga capacitativa;
- Sub-sistema de luzes de cabeceira de pista; e
- Sub-sistema de marcadores luminosos de pista.
Composição Básica dos Sub Sistemas:
Unidade de potência (30 a 60 KVA):
-Reguladores de brilho;
-Quadro de comando e proteção; e
-Sequenciador de flash.
-Quadro de comando e proteção; e
-Sequenciador de flash.
Sub-sistema de flashers:
-Transformador de potencial para energização do sistema de flashers;
- Unidade do flash de descarga capacitativa;
- Caixa de junção e passagem para interligação dos flashers;
- Circuito sequencial de disparo dos flashers; e
- Circuito de alarme de flashers inoperantes.
- Unidade do flash de descarga capacitativa;
- Caixa de junção e passagem para interligação dos flashers;
- Circuito sequencial de disparo dos flashers; e
- Circuito de alarme de flashers inoperantes.
Sub-sitema de luzes de cabeceira:
- Abrigo metálico de 16" para transformador de isolamento - tráfego leve;
- Abrigo metálico de 16" para transformador de isolamento - tráfego pesado;
- Unidade de luz embutida unidirecional;
- Unidade de luz embutida bi-direcional;
- Transformador de isolamento de 300 W e 500 W;
- Conectores de cabos; e
- Cabo conector duplo.
- Abrigo metálico de 16" para transformador de isolamento - tráfego pesado;
- Unidade de luz embutida unidirecional;
- Unidade de luz embutida bi-direcional;
- Transformador de isolamento de 300 W e 500 W;
- Conectores de cabos; e
- Cabo conector duplo.
Sub-sistema de marcadores luminosos de pista;
- Transformador de isolamento de 200 W;
- Conectores de cabos;
- Cabo conector duplo;
- Marcador luminoso; e
- Suporte para transformador de isolamento.
- Conectores de cabos;
- Cabo conector duplo;
- Marcador luminoso; e
- Suporte para transformador de isolamento.
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