sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cmte de Linha Aérea.


* Todos nós que voamos em Linha Aérea Regular, sabemos que o escrito abaixo pelo colega, reflete a mais pura realidade.Que todos os colegas vão "se ver nesse espelho" não tenho nem a menor dúvida. Espero que os leigos, também possam aproveitar para conhecer um pouco desse "dia em um paraíso", onde somente uns poucos eleitos podem entrar! Rsrsrsrs!


Saio de manhã para trabalhar num dia que promete ser glorioso, muito sol em São Paulo e no Rio.
Ao chegar ao aeroporto, apresento-me no D.O. cumprimentando aos colegas do aquário e os demais, inclusive da minha tripulação de ponte aérea. Uma Comissária ainda não se apresentou, no problem.
Tomo conhecimento de que a aeronave está sendo rebocada do Hangar devido às altíssimas taxas de permanência no pátio de Congonhas...vai dar atraso...pena...mais relatório.
Vou até a máquina de cafezinho do D.O. e tiro um Capuccino de R$0,50, o mais barato do aeroporto.
Passadinha no D.O.V. para me inteirar dos dados técnicos da primeira etapa (não estava pronto) e decidimos prosseguir até a posição prevista onde o avião vai ser rebocado. Finger 12, o mais longe, bom já vou dar uma caminhada.
Lá chegando somos informados que a Administração do Aeroporto mudou a posição para 18 remota...
O colega Despachante solicita uma Van e lá vamos nós, escada abaixo, com mala, briefcases, sacos, paletós e boa vontade para o avião. Lá chegando comprimento os Mecânicos e pergunto sobre o status da aeronave, o 'melhor da frota' segundo os colegas.
Uma vez na cabine, penduro o paletó, guardo a mala e vamos começar o dia e bem... cadê o RTA (livro de bordo)?
'Piru ri ru ri ru ri ru!' (chamada para manutenção-ground call)
-- Bom dia cabine, Manutenção!
-- Bom dia amigão, tem notícia do RTA?
-- Comandante, tá vindo do Hangar, pode fazer o check pré-vôo.
-- Vou ligar o hidráulico e checar o painel de fogo hein?
-- Sem problema.
-- Ok.
O Co-Piloto desce prá fazer a 'inspeção externa'.
Vou sentar no assento da esquerda e (merd@!!) quem foi que inventou essa moda de botar o banco todo prá trás e todo prá cima e com o encosto full vertical? Deve ter sentado um sujeito com 2 metros de pernas, meio metro de tronco e corcunda ainda por cima. *
* Ok, calma, o dia está só começando.
-- Comandante a Comissária ainda não chegou, pode dar o embarque?
-- Sim, pode, vou entrar em contato com o D.O.
'DIN, DIN' (chamada por interfone)
Vou em Flight Interphone, deve ser o Mecânico pois acabei de falar com a Chefe de Cabine.
-- Prossiga...(nada)
-- Prossiga...(nada) vou prá Service Interphone, - Prossiga!
-- Comandante, tá muito quente aqui no fundo do avião, dá prá esfriar?
-- Dá sim, meu filho, deixa comigo.
-- Brigado!
Onde é que eu estava? Ah...Light Test!
'DIN, DIN' -- Cabine, é a manutenção, o Sr. já tem o total do combustível?
-- Ainda não, assim que tiver eu lhe passo.
-- Ok, estamos indo prá Service Interphone.
-- Nós também.
Nisso chega um colega da sessão de manuais e pede os volumes de cartas para substituição de alguns procedimentos e do manual de Notam.
-- Mas agora, colega? O avião ficou no Hangar por horas e estou no meio do pré-vôo.
-- Posso fazer outra hora Comandante...
Reflito um pouco, é melhor que a empresa se importe em manter tudo 'Up to Date' do que deixar os manuais desatualizados.
-- Pode fazer, meu filho.
-- Brigado.
O Co-Piloto volta da externa e fala que está tudo em ordem lá embaixo.
Chega o primeiro ônibus de passageiros e lembro-me da Comissária que falta e... PQP! Quem será que deixa o fio do boom-mike enrolado desse jeito? Chamo o D.O. após esperar outras aeronaves terminarem seus comunicados.
-- Comandante, ela já foi prá aí...me diz o D.O. juntamente com uma mão em meu ombro da Comissária que acabou dechegar.
-- Bom dia Comandante, desculpe o atraso.
-- Bom dia minha filha, que bom que chegou a tempo, converse com a Chefe sobre as instruções do Briefing, ok?
-- Ok, desculpe mais uma vez.
-- OK.
Pergunto ao Co-Piloto se já temos os dados de performance ou a autorização ATC e ele me diz que ainda não, nem uma coisa nem outra.
'DIN, DIN' vou em Service Interphone, deve ser o Mecânico.
-- Prossiga...(nada).
-- Prossiga...(nada). Vou em Flight Interphone.
-- Prossiga...
-- Comandante o Sr. já tem o total de combustível?
-- Ainda não, vc não tinha ido prá Service Interphone?
-- Deve ter sido o outro colega que teve de atender o avião do lado...
-- OK, quando tiver eu aviso.
-- Brigado.
Nisso o D.O. nos chama pela frequência: -- Vítor Bravo Xadrez é o D.O. a Comissária já chegou?
-- Já sim, obrigado.
-- A Coordenação pede um contato via fonia.
-- Vou chamar.
-- Coordenação é o Vitor Bravo Xadrez.
-- Comandante, após o pouso no SDU haverá troca de aeronave pelo GOW, ok?
-- Ciente, só isso?
-- Positivo. Bom vôo!
-- Valeu!
Onde é que eu estava? Ah...Light Test!
Entra o Despachante Técnico (DT) com a papelada do vôo, verifico se a navegação foi feita para o meu avião, meu vôo,destino, data, e a quantidade de combustível que, finalmente, se torna do meu conhecimento.
Deixa eu chamar a manutenção rapidinho, pois leva um tempo prá abastecer.
'Piru ri ru ri ru ri ru!' (chamada para manutenção-ground call)
Nada.
'Piru ri ru ri ru ri ru!'
Nada.
Peço ao Despachante do DT que informe a quantidade a ser abastecida ao Mecânico, quando descer da aeronave, pois não estou conseguindo que ele atenda.
Entra a Chefe de Cabine e diz:
--Comandante, o passageiro da 'oito bravo' esqueceu uma valise na sala de embarque e pediu se alguém pode localizar e trazer prá ele...ah! é marrom e tem notebook dentro.
-- Diga que vamos avisar a empresa e que se localizarem, mas não chegar a tempo, vamos mandar prá ele lá no Rio, ok?
-- Isso eu já disse e ele falou que tudo bem.
Vou pedir ao Co-Piloto que entre em contato com o despacho via rádio mas nesse nesse exato segundo o ATC nos chama para fornecer a nossa autorização de tráfego e ele tem de anotar os dados.
-- Bem vou falar com a empresa a respeito dessa pasta...
'DIN, DIN' cabine é a manutenção já tem o combustível?
-- Tenho, abasteça com 5580kg, te chamei em Service, o DT não te procurou?
-- Ele está falando algo pro outro Mecânico, deve ser isso, eu estava verificando o fechamento de um porão.
-- Ok.
Entra o Agente do peso e balanceamento com os dados de carregamento e centro de gravidade do vôo.
Parada total, tenho de verificar se o prefixo da aeronave está correto, data, se o combustível confere com o abastecido, o número de passageiros e tripulantes, número do vôo e fazer inserções no computador FMC.
Deixa ver onde eu estava... Ah! Light Test!
Ah! Peço ao Co-Piloto prá ver aquele assunto da pasta do passageiro!
'DIN, DIN' deve ser o término do abastecimento.
-- Prossiga.
-- Comandante é daqui de trás, entrou refeição nesta etapa, o Sr quer que aqueça?
-- Não, nesta etapa não dá tempo, guarda prá volta amigão.
-- Ok.
Entra a Chefe e diz:
-- Comandante tem uma passageira grávida com documentação faltando, mas o despacho disse que já está trazendo o documento.
-- Ok, estou ciente obrigado.
'DIN, DIN' -- Cabine, abastecimento encerrado, pode conferir por favor?
-- 5580 está lá, obrigado.
-- Voltando prá Flight Interphone.
-- Nós também.
Deixa eu ver...
Minha Nossa Senhora do RTA!! Trouxeram ele??
Olhamos pro compartimento e ele está lá, alguém trouxe e não falou nada.
Uma rápida e olhada e... ufa! Tá tudo em ordem, sem itens ACR (ação corretiva) também.
Entra um Agente de carga com uma NOTOC de AVI (notificação de animal vivo no porão) e dou uma olhadinha antes de assinar...parece que está tudo bem. Ok.
Chega a documentação da gestante, onde é que eu estava mesmo?
Ah...Light Test!
Abre a porta da cabine e a Chefe nos traz água, copos com gelo além de alguns guardanapos, e pergunta se pode fechar a porta pois está tudo em ordem.
-- Pode sim, digo aflito.
-- Algo mais Comandante?
-- Uma arma.
-- Hein?
-- Deixa prá lá...
Ouve-se o clack característico da porta do Cockpit fechando e em seguida o ruído seco da porta dianteira 1L sendo travada.
-- Light Test.
'DIN, DIN'
-- Prossiga, digo eu em Flight Interphone, deve ser a manutenção.
'DIN, DIN'
Vou em Service...
-- Oi........
-- Comandante, tem um passageiro que pediu prá visitar a cabine após o pouso, pode?
-- Pode...
-- Brigada.
'DIN, DIN'
Vou em Flight Interphone rezando prá acertar...
-- Diga...
-- Cabine é a manutenção, chegou um despachante trazendo uma valise marrom, vai abrir a porta?
-- Vou sim, é judiação deixar o notebook do cara aqui em Sampa.
Chamo pelo interphone.
' DIN, DON'
-- Pois não.
-- Chegou a valise do passageiro da 'oito bravo', abre a porta 1L e pelo amor de Deus não esqueça de desarmar a escorregadeira, tá?
-- Ok, vou abrir.
Vamos lá, Light Test, faço tudo rapidinho, verificando tudo, sem deixar passar nada em apenas 6 minutos. Depois de todos os Check-Lists completos.
-- Pede a nossa autorização de Push-Back.
O co-piloto responde:
-- Olha, informaram que o pátio no Santos Dumont está cheio e as decolagens prá lá estão retidas.
Pego o microfone e questiono:
-- Tráfego, nós levaremos quase 50 minutos até o SDU, será que ninguém vai sair de lá em 50 minutos?
-- Após um breve e desconcertante silêncio vem a resposta:
-- Ok, livre push-back e reporte na November para o táxi.
Chamo o mecânico:
-- Manutenção, é a cabine.
-- Prossiga, Comandante o check de segurança efetuado!
-- Ok, freios soltos, a pista em uso é a 35 e pode iniciar o push.
-- Área do dois livre!
-- Girando o dois.
"Isto sim é que é vida (?)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"(


Enviado Pelo Ir.'. Cmte. Stocco

Um comentário:

  1. Hahaha' senti a agonia do Cmte. para decolar...
    vai ter momentos assim que eu sei... mas amo isso... e é isso que eu quero. Cada vez mais apaixonado pela aviação.

    ResponderExcluir