sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Semente da Verdade

O imperador precisava achar um sucessor. Sem filhos, nem parentes próximos, ele decidiu chamar todas as crianças do reino.
No dia marcado, dirigiu-se até o palácio, onde havia milhares de pequenos súditos. O imperador disse:
- Crianças, preciso escolher o meu sucessor entre vocês. Vou lhes dar uma tarefa. Aqui estão algumas sementes e quero que vocês as cultivem. O trono será daquele que me trouxer, daqui a um ano, a planta mais bonita.
O dia chegou e o Imperador chamou todas as crianças envolvidas.
Olhava as crianças e examinava os vasos, cada um mais bonito que o outro. Flores lindas e todas as cores.
Próximo ao final daquela multidão de garotos o Imperador observou um menino, cabisbaixo com alguma lágrimas nos olhos segurando um vaso vazio.
- Vejamos, meu jovem, o que tem aí para mim. Disse o Imperador agachando-se.
O garoto não pode mais evitar as lágrimas. Com a cabeça baixa, mostrou o vaso ao imperador e disse:
- Senhor, por mais que eu tenha me esforçado, a semente não brotou. Só tenho a pedir-lhe perdão.
O Imperador olhou aquele garoto nos olhos, levantou e olhando para multidão disse com um brilho no olhar:
- Eis o meu sucessor!
Todas as crianças o olharam assustadas.  
Um servo do Imperador indagou: - Mas... por que isso senhor?
Ele colocou a mão no ombro do seu servo e com um ar de orgulho o respondeu: 
- Todas as sementes que distribui estavam secas e mortas...

MORAL: “Algumas vezes a verdade não é tão bonita quanto uma flor, mas precisamos encará-la com coragem, para vencer os grandes desafios.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário