domingo, 15 de maio de 2011

Cuidados na hora de comprar uma aeronave.


Fonte: http://www.aeromercado.com.br


Como você sabe o Aeromercado foi montado para aproximar vendedores e compradores de aeronaves.
Muitas vezes, somos contactados por compradores que querem adquirir sua primeira aeronave e estão preocupados em fazer a escolha certa.
Como em todos os mercados, o mercado aeronáutico é formado, em sua maioria, por profissionais que conhecem profundamente a atividade, possuem bons relacionamentos e estão no mercado já há muito tempo.
Mas, como em qualquer atividade, o mercado aeronáutico também tem muitos PICARETAS que estão preocupados em receber uma boa comissão pela venda, mas que não estão comprometidos com a segurança de quem compra (quem não se lembra do famoso motorista de taxi do Campo de Marte que se passava por comprador e vendedor de aeronaves ??)
Porisso, escrevemos algumas "dicas" que poderão ajuda-lo a escapar de alguns "grandes" problemas e alguns "grandes" gastos.
1- Palpiteiros.
Deixe alguém de um aeroporto saber que você está interessado em comprar uma aeronave e pronto. Surgirão dezenas de "palpiteiros" prontos para ajudar. Isto vai desde aquele seu instrutor de vôo (que na maioria das vezes nunca foi proprietário de avião), até seus colegas de vôo. Mesmo que todos tenham uma certa sabedoria para ajudar, considere o seguinte : Se você vai construir uma casa, você ouviria alguém que construiu apenas uma ? O mesmo princípio se aplica em compra e venda de aeronaves. Procure informações com pessoas que reconhecidamente já compraram e venderam diversas aeronaves, não possuem nada a esconder, e cujo compromisso seja ve-lo satisfeito com sua aeronave por anos.
Pode parecer estranho, mas, uma das melhores fontes para se obter toda informação necessária são os vendedores de aeronaves estabelecidos nos aeroportos e de preferencia que represente ou seja distribuidor de alguma marca. Além de ter a experiência de comprar e vender centenas de aeronaves, ele certamente terá a preocupação de manter o seu business por longos anos. Normalmente possuem uma extensa carteira de aeronaves que estão dispon~iveis para venda além de fornecer toda a informação extra necessária a compra.
Obviamente a internet é um grande recurso, mas, confie naquelas listas colocadas pelos grandes vendedores reconhecidos no mercado, do que qualquer informação impactante que tinha lido num anuncio qualquer.
2. Não fazer a inspeção pré-compra.
As aparencias enganam. Todos sabemos disso. Mesmo assim ainda existem compradores que dispensam a inspeção de pré-compra feita por uma empresa especializada porque estão impressionados com a pintura e o estado do interior da aeronave, pouco tempo apôs TBO, ou outra desculpa, Algumas vezes eles dizem que compraram de um amigo, ou que conhecem o mecânico que mantém a aeronave... mera ilusão.
Nenhuma dessas razões justifica a dispensa da inspeção. Uma boa razão para fazer a inspeção pré-compra é ter uma segunda opinião do ponto de vista técnico de avaliação. Um par de olhos treinados vêem coisas que muitos de nós não vemos em anos de utilização de uma aeronave.
3. "Não Levantar a Capivara"
Esse é o termo usado quando se faz uma busca do histórico da aeronave junto aos órgãos competentes. Mesmo que o proprietário atual seja seu amigo pessoal, faça um levantamento do histórico. Pode ser que seu amigo nem saiba o que já aconteceu com a aeronave.
Na hora de comprar sua aeronave procure por um expert, faça a inspeção de pré-compra e levante o histórico da aeronave.
Assim você já estará a meio caminho de ser um proprietário feliz.
As empresas que apoiam Aeromercado.com.br são empresas com muitos anos de experiência e que podem ajuda-lo a escolher e comprar a sua aeronave.

Bons negócios.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário