quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A EXCELÊNCIA DO AMOR FRATERNAL


                  Salmo 133 - Cântico de Romagem, De Davi
1- Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
2- E como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Aarão, que desce sobre a orla de seus vestidos.
3- E como o orvalho do Hermon, que desce sobre os montes de Sião, onde o Senhor ordena a benção e a vida para sempre.

                   A união que este Salmo descreve depende tão somente da união de cada irmão, individualmente com o Senhor Deus. Somente esta união pode apresentar um testemunho eficiente perante o mundo, e uma atmosfera na qual nossa fé pode florescer.
                   A unção do sumo sacerdote Aarão, nessa passagem, simboliza a sua vocação de manter o povo de Israel em comunhão com Deus, sendo esta, portanto a grande e mais significativa mensagem transmitida por esse texto bíblico e está reunida no título resumo que encima os versículos citados, ou seja, A EXCELÊNCIA DO AMOR FRATERNAL.
                   A citação do orvalho do Hermon alude ao fato que, naquelas regiões  do Oriente, apesar do clima muitas vezes inóspito, o orvalho faz os campos florescerem e produzir boas ceifas. Simbolicamente demonstrando aos maçons que, apesar das dificuldades em semear bons e verdadeiros ensinamentos no coração humano, não se deve desanimar, pois sempre se pode contar com o orvalho simbólico, da fé em Deus, para se obter uma excelente ceifa, ou seja, para atingir o desiderato de bem formar homens para a construção Moral e Social a que se propõe a Ordem.
                   Segundo a palavra de Jesus Cristo, o AMOR AO PRÓXIMO está associado ao AMOR DE DEUS, que lhe dá, portanto, a mesma importância e o mesmo destaque. Tal paridade de importância está registrada no Livro de Lucas, cap. 12, vers. 28 a 33. Do ponto de vista maçônico, encontramos na terceira Instrução do Ritual de Aprendiz Maçom a assertiva de que a inteligência, quando dirigida por uma sã Moral, é suficiente para discernir o Bem do Mal.
                   A Moral ensinada pela Maçonaria baseia-se no AMOR AO PRÓXIMO, nesse mesmo amor ensinado por Deus e por Jesus Cristo, que podemos conhecer pelos textos bíblicos acima citados é que nos dão a certeza do cuidado de Deus para com todos nós.
                   Minha reflexão, voltei-me para  Ritual do Grau de Aprendiz “ Abertura dos Trabalhos” para completar meu trabalho observei o V. M.
                   O V. M. ergue uma prece ao G.: A: D.: U.: na qual se dia “... subjuguemos paixões e intransigências a fiel obediência dos sublimes princípios da Fraternidade, afim de que nossa Loja possa ser o reflexo da Ordem e da Beleza que resplandece em Teu trono”.
                   Esta prece reitera para os maçons, que o amor fraternal é a preparação indispensável para pretender-se alcançar o cimo da Escada de Jacó, que os verdadeiros Maçons haverão de galgar e PRÁTICAR, um por um, todos os seus degraus, na busca de Deus e de sua perfeita conformidade com Ele, tendo sempre presente em sua mente e em seu coração, o solene e fundamental dever de estreitar os laços de amizade fraternal que nos une (os maçons) como verdadeiros irmãos.

Autor Ir. Jackson Carlos da Rocha dos Santos.

Enviado por Alexandre Braun

Nenhum comentário:

Postar um comentário