quarta-feira, 23 de março de 2011

A Escada de Jacó



A escada de Jacó é um símbolo religioso e iniciático. Lembra a cena que o patriarca bíblico viu em sonho, uma escada posta em terra, cujo topo tocava os céus e pela qual os anjos subiam e desciam. Um veículo que conduzia à morada de Deus, galgando-se degrau por degrau, em busca da perfeição. É um emblema maçônico. Tanto a subida (ascensus) quanto a descida (descensus) têm seu cume ancorado numa base, por isto, o Mestre Eckhart disse: o que existe de mais alto em sua insondável Divindade corresponde àquilo que mais baixo existe nas profundezas da humildade. Aí está a transcendência da vocação humana. Somos o que queremos ser.

Figura forte do cenário de Gênesis é a estupefação de Jacó: "na verdade Jeová está neste lugar e eu não sabia". Este não é outro lugar senão a Casa de Deus e é também a porta do céu.

Ao chegar ao grau 33, no Rito Escocês Antigo e Aceito, o postulante se vê, também, diante da porta do céu; uma porta fechada e sem fechadura. Não há chave. É a porta do coração - o centro vital do ser humano, símbolo das decisões intelectuais. Esta porta só se abre por dentro, abre-se sozinha e só aceita quem seja digno de entrar. Entrar no coração do homem que vai trabalhar pela felicidade da humanidade. O que Jacó sonhou haveremos nós de enxergar com nossos olhos mentais e espirituais, o que liturgicamente significa o caminho sagrado de Deus e maçonicamente, o da perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário