segunda-feira, 21 de março de 2011

ORLA DENTEADA



A “Orla Denteada”, no século XVIII, era formada por uma corda que circundava o Pavimento Mosaico e que era ornamentada com borlas, derivando daí o nome de “Borla Denteada” que, por um fenômeno de semântica, se transformou em “Orla Denteada”. Sua apresentação simbólica se identifica com os planetas que circundam o Sol e ainda, com a muralha formada pelos adeptos que são espíritos que atingiram à perfeição e que se dispõem em torno dos homens com a finalidade de proteger a humanidade. Simboliza mais as virtudes da Temperança, Fortaleza, Prudência e Justiça; os quatro elementos dos antigos: água, fogo, terra e ar. Pesquisando a história da Orla Denteada, remonta aos tempos em que as sessões maçônicas eram feitas fora dos Templos. Em qualquer sala, onde se reuniam os Irmãos em torno de uma mesa, pintava-se no chão, geralmente com carvão, o Painel que continha o Pavimento Mosaico e vários outros símbolos maçônicos. Em torno deste desenho vinha a Orla Denteada, formada por uma corda com vários nós. Terminada a sessão, a corda era guardada e o desenho apagado cuidadosamente. Mais tarde, para simplificar o trabalho faziam-se, geralmente de metal, os vários símbolos dos objetos que ornavam o Painel e, quando das reuniões bastava colocar-se a corda e espalharem-se os emblemas no espaço por ela delimitado. O progresso continuou e apareceu então um retângulo de tecido em torno do qual se punha a corda. Neste retângulo estavam pregados os emblemas dos objetos simbólicos. Terminada a sessão bastava enrolar-se aquele retângulo e tudo estava preparado para outra. Por último, o Painel foi definitivamente pintado e exposto permanentemente nas lojas.

A Orla Denteada é uma figura denteada que cerca o mosaico do Templo, simbolizando a união que deve existir entre todos os homens quando o amor fraternal dominar todas as nações e todos os corações.
Mostra-nos o princípio de atração universal simbolizado no amor e representa, também, com os seus múltiplos dentes, os planetas que gravitam ao redor do Sol, os povos reunidos em torno de um chefe, os filhos reunidos em volta do pai, enfim, os Maçons unidos e reunidos em torno da Loja, cujos ensinamentos e moral aprendem, para espalhá-los aos quatro cantos do Orbe.
As interpretações simbólicas da Orla Denteada são numerosas. Certos rituais franceses dizem que ela pretende ensinar ao Maçom que a sociedade da qual ele constitui uma parte envolve a Terra e que à distância, longe de afrouxar os laços que unem os membros entre si, os atrai com maior força.
Lenning afirma que ela simboliza os laços fraternais pelos quais todos os Maçons são unidos.
Gädicke, no entanto, segundo Mackey, é mais preciso, definindo-a como “o laço universal pelo qual todo Maçom deve estar unido aos seus irmãos”, e acrescentando que “consistiria de sessenta filetes ou fios, porque segundo os antigos estatutos, a nenhuma loja era permitido ter mais de sessenta membros”.
Para Plantagenet: “A Orla Denteada simboliza a Fraternidade que une todos os Maçons, sendo assim uma reprodução material e permanente da “Cadeia de União”.
J. Boucher (LSM) diz que, segundo a definição de Oswald Wirth, a Orla Denteada deve ser composta de triângulos eqüiláteros pretos e brancos, estes últimos com a ponta voltada para fora, pois “indicam a influência iluminativa exercida sobre nós pela imensidade-ambiente daquilo que ignoramos. Neste caso, os triângulos pretos exprimiriam, por parte dos iniciados, um esforço de compreensão receptiva, ao passo que os triângulos brancos, cuja ponta está voltada para o exterior, denotariam uma espécie de ofensiva contra o mistério do espírito humano...”.

CONCLUSÃO

A ORLA DENTEADA, simbolizando o princípio da Atração Universal, insta-nos a unirmos cada vez mais, nos mais variados níveis de convivência social, quer seja em nossos círculos de amizade, de família ou de fraternidade em torno de nossa Loja e com nossos irmãos em todo o mundo, através do Amor Fraternal.
Da trilogia fundamental da Maçonaria - liberdade, igualdade e fraternidade - este último princípio, a fraternidade, diria que é o mais importante. Entretanto, essa fraternidade com que nossa Ordem nos presenteia não é mágica, não nasce ou é incutida mediante a iniciação à Maçonaria, ela deve ser ensinada, aprendida, cultivada e protegida diariamente. Vemos assim que para atingirmos a "excelência do amor fraternal" é necessário polir, e muito bem polida, nossa pedra bruta, exercitando todos os ensinamentos morais que a Maçonaria nos traz desde o momento em que nos dá à Luz.
Então quanto mais estreitos os laços fraternais entre os irmãos de uma Loja, maior, com certeza, será a força e a beleza de seus trabalhos e mais benefícios trará aos Obreiros de seu quadro, aos demais irmãos de seu Oriente e à comunidade onde está inserida e, assim, à Maçonaria Universal.
Sejamos, pois, maximizadores do Amor do GADU amando e amparando a todos os Irmãos e lutando pelo encaminhamento de nossos pares, rumo à morada Divina, que é a origem e fim de nossos passos.
Termino minha explanação, invocando a força do significado da ORLA DENTEADA, decantando a alegria do convívio fraternal que expressa o Salmo 133:

"Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Aarão e que desce a orla das suas vestes. É como orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião, por que ali, o Senhor ordena benção, e é vida para sempre”.

3 comentários: