quinta-feira, 24 de março de 2011

Slat



Slat é um dispositivo de hipersustentação auxiliar, que nada mais é do que uma porção do próprio bordo de ataque (parte frontal) da asa que se desloca à frente para permitir a passagem de ar da parte inferior (intradorso) para a parte superior (extradorso) pela fenda ali formada, melhorando assim o escoamento do ar em elevados ângulos de ataque e retardando o descolamento da camada limite.
Quando acionados, se distendem para a frente e para baixo, criando um perfil que "represa" a camada de ar sob as asas, aumentando enormemente a sustentação das mesmas. São, portanto, superfícies fundamentais nos estágios iniciais e finais de voo, durante a decolagem e aproximação, quando a velocidade é mais baixa e a necessidade de sustentação é mais crítica.
Os SLOT ( também denominado fenda ou ranhura) é um dispositivo hirpersustentador que aumenta o angulo de ataque crítico do aerofólio. Consiste numa fenda que suaviza o escoamento no extradorso da asa, evitando o turbilhonamento. Isso faz com que a asa possa atingir ângulos de ataques mais elevados,isto é,produzir mais sustentação.
Existem um tipo de SLOT que fica recolhido durante o voo normal, so entrando em funcionamento quando é necessário. Esses SLOT móveis sao denominados SLAT's.


Nenhum comentário:

Postar um comentário