segunda-feira, 31 de outubro de 2011

VERSOS DE OURO DE PITÁGORAS.



Preparação

Aos Deuses imortais o culto consagrado
Rende; e tua fé conserva. Prestigia
Dos sublimes Heróis a imárcida lembrança
E a memória eteral dos supernos Espíritos.

Purificação

Bom filho, reto irmão, terno esposo e bom pai
Sê; e para amigo o amigo da virtude
Escolhe, e cede sempre a seus dóceis conselhos;
Segue de sua vida os trâmites serenos;
Sê sincero e bondoso, e não o deixes nunca,
Se possível te for; pois uma lei severa
Agrilhoa o Poder junto à Necessidade.

Está em tuas mãos combater e vencer
Tuas loucas paixões; aprende a dominá-las.
Sê sóbrio, ativo e casto; as cóleras evita.
Em público, ou só, não te permitas nunca
O mal; e mais que tudo a ti mesmo respeita-te.
Pensa antes de falar, pensa antes de agir;
Sê justo. Rememora: um poder invencível
Ordena de morrer; e os bens e as honrarias,
Fáceis de adquirir, são fáceis de perder.
Quanto aos males fatais que o Destino acarreta,
Julga-os pelo que são: suporta-os, procura,
Quão possível te seja, o rigor abrandar-lhes.
Os Deuses, aos mais cruéis, não entregam os sábios.
Como a Verdade, o Erro adoradores conta.
O filósofo aprova, ou adverte com calma.
E, se o Erro triunfa, ele se afasta, e espera.
Ouve, e no coração grava as minhas palavras;
Fecha os olhos e o ouvido a toda prevenção;
Teme o exemplo de um outro, e pensa por ti mesmo:
Consulta, delibera e escolhe livremente.
Deixa aos loucos o agir sem um fim e sem causa;
Tu deves contemplar no presente o futuro.
Não pretendas fazer aquilo que não saibas.
Aprende: tudo cede à constância e ao tempo.
Cuida em tua saúde: e ministra com método,
Alimentos ao corpo e repouso ao espírito.
Pouco ou muito cuidar evita sempre; o zelo
Igualmente se prende a um e a outro excesso.
Têm o luxo e a avareza efeitos semelhantes.
Deves buscar em tudo o meio justo e bom.

Perfeição


Que não se passe um dia, amigo, sem buscares
Saber: Que fiz eu hoje? E, hoje, que olvidei?
Se foi o mal, abstém-te; e, se o bem, persevera.
Meus conselhos medita; e os estima; e os pratica:
E te conduzirão às divinas virtudes.
Por esse que gravou em nossos corações
A Tétrade sagrada, imenso e puro símbolo,
Fonte da Natureza, e modelo dos Deuses,
Juro. Antes, porém, que a tua alma, fiel
A seu dever, invoque, e com fervor, os Deuses,
Cujo socorro imenso, valioso e forte
Te fará concluir as obras começadas,
Segue-lhes o ensino, e não te iludirás:
Dos seres sondarás a mais estranha essência;
Conhecerás de Tudo o princípio e o termo.
E, se o Céu permitir, saberás que a Natura,
Em tudo semelhante, é a mesma em toda parte.
Conhecedor assim de todos teus direitos.
Terás o coração livre de vãos desejos,
E saberás que o mal que aos homens cilicia,
De seu querer é fruto; e que esses infelizes
Procuram longe os bens cuja fonte em si trazem.
Seres que saibam ser ditosos, são mui raros.
Joguetes das paixões, oscilando nas vagas,
Rolam, cegos, num mar sem bordas e sem termo,
Sem poder resistir nem ceder à tormenta.
Salvai-os, grande Zeus, abrindo-lhes os olhos!
Mas, não: aos Homens cabe, - eles, raça divina-,
O Erro discernir, e saber a Verdade.
A Natureza os serve. E tu que a penetraste,
Homem sábio e ditoso, a paz seja contigo!
Observa minhas leis, abstém-te das coisas
Que tua alma receie, em distinguindo-as bem;
Sobre teu corpo reine e brilhe a Inteligência,
Para que, te ascendendo ao Eiter fulgurante,
Mesmo entre os Imortais, consigas ser um Deus!



                                 Tradução de Dario Vellozo,do original francês de Fabre d’Olivet

domingo, 30 de outubro de 2011

Motores de ônibus espaciais esperam 'reciclagem' em oficina da NASA.



Os motores principais dos três ônibus espaciais da Nasa estão sendo preparados para serem reformados e reutilizados na próxima geração de naves da agência espacial americana. É a primeira vez que os quinze motores (cinco de cada nave) vão ao mesmo tempo para a oficina. Quando a frota estava em operação, os motores de cada missão iam um por vez ao local.

Os ônibus espaciais Endeavour, Atlantis e Discovery foram aposentados neste ano, após 30 anos de atividades da frota. O corpo das naves será levado cada um a um museu diferente nos Estados Unidos. O resto das partes será reaproveitado na próxima geração de espaçonaves da Nasa.


Fonte: G1

sábado, 29 de outubro de 2011

Bicréta com asa......

Olhe para cima.


Se você colocar um falcão em um cercado de um metro quadrado e, inteiramente aberto por cima, o pássaro, apesar de sua habilidade para o vôo, será um prisioneiro.  A razão é que um falcão sempre começa seu vôo com uma pequena corrida em terra. Sem espaço para correr, nem mesmo tentará voar e permanecerá um prisioneiro pelo resto da vida, nessa pequena cadeia sem teto. O morcego, criatura notavelmente ágil no ar, não pode sair de um lugar nivelado. Se for colocado em um piso complemente plano, tudo que ele conseguirá fazer é andar de forma confusa, dolorosa, procurando alguma ligeira elevação de onde possa se lançar.
Um zangão, se cair em um pote aberto, ficará lá até morrer ou ser removido. Ele não vê a saída no alto, por isso, persiste em tentar sair pelos lados, próximo ao fundo. Procurará uma maneira de sair onde não existe nenhuma, até que se destrua completamente, de tanto atirar-se contra o fundo do vidro.
Existem pessoas como o falcão, o morcego e o zangão: atiram-se obstinadamente contra os obstáculos, sem perceber que a saída está logo acima. Se você está como um zangão, um morcego ou um falcão, cercado de problemas por todos os lados, olhe para cima".
E lá estará DEUS para ajudá-lo!



Enviado pelo Mano Alexandre Braun.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Veneno.


Era uma vez, há muitos e muitos anos, uma moça muito bonita chamada Lili, moradora de uma pequena aldeia chinesa, ela tinha acabado de se casar e, como mandava a tradição, fora morar com a sogra. Mas, com apenas uma semana de convivência, a recém-casada começou a se desentender com a velha.

Lili implicava com as manias da sogra, punha defeito em tudo o que ela fazia, detestava seu jeito, temperamento e humor. Em um mês, as discussões e brigas eram freqüentes e intermináveis.

Desesperada com a situação, Lili procurou o venerável senhor Huang, o ancião da aldeia, explicou-lhe como sua vida tinha se transformado num inferno e lhe pediu um pouco de veneno para se livrar da sogra.

O sábio ouviu atentamente e, depois de refletir, disse que iria ajudá-la:

- Você é jovem, tem a vida toda pela frente e merece a felicidade. Vou lhe dar essa mistura de ervas, que é um veneno de ação lenta. Misture-o no chá da sua sogra a cada dois dias e, em alguns meses, ela nunca mais a molestará. Observe apenas isto: para não despertar suspeitas, você deve tratá-la com respeito e cordialidade.

Lili escondeu as ervas em sua roupa e voltou para casa decidida a levar a cabo o seu plano.

Assim, a moça passou a disfarçar sua aversão à sogra e começou a tratá-la como se fosse uma amiga de infância. De manhã, tomava sol com ela na varanda, depois a ajudava a preparar o almoço e, no fim da tarde, servia-lhe o chá que a cada dois dias, conforme as instruções de mestre Huang.

Com esse novo comportamento, em apenas alguns dias o clima na casa mudou totalmente. As brigas e as discussões cessaram. Em um mês a família já se reunia após o jantar para contar histórias e trocar experiências. Em dois meses, Lili, o marido e a sogra passaram a fazer passeios juntos, como se sempre tivessem sido uma família unida e feliz.

Foi por volta dessa época que Lili percebeu que não estava representando mais, ela realmente tinha se afeiçoado à sogra. Arrependida de um dia ter planejado assassiná-la, Lili correu a visitar novamente o sábio da aldeia.

- Venerável Huang, disse ela, lamento o que fiz. Eu lhe imploro, dê-me o antídoto para a mistura de ervas que o Senhor me deu. Não quero mais que a minha sogra morra. Ela se tornou uma senhora gentil, que eu a prezo, como se fosse minha própria mãe.

Com aquele jeito misterioso e astuto dos sábios chineses, mestre Huang sorriu:

- Lili, disse ele, não precisa se preocupar. As ervas que lhe dei não eram venenosas, e sim vitaminas para fortalecer a saúde de sua sogra. O único veneno que havia estava apenas na sua mente e na sua atitude. Mas ele foi jogado fora quando você abandonou suas resistências e prevenções e foi substituído pelo apreço que você agora sente por ela.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O segredo do sucesso.


Em certa esquina por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma placa com os dizeres:

"Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado "

Alguns passantes o olhavam intrigados, outros o achavam doido e outros até lhe davam dinheiro.
Todos os dias, antes de dormir, ele contava o dinheiro e notava que a cada dia a quantia era maior.
Numa bela manhã, um importante e arrojado executivo, que já o observava há algum tempo, aproximou-se e lhe disse:
- Você é muito criativo!
- Não gostaria de colaborar numa campanha da empresa?
- Vamos lá. Só tenho a ganhar! , respondeu o mendigo.
Após um caprichado banho e, com roupas novas, foi levado para a empresa.
Daí para frente sua vida foi uma seqüência de sucessos e, a certo tempo, ele tornou-se um dos sócios majoritários.
Numa entrevista coletiva à imprensa, esclareceu como conseguira sair da mendicância para tão alta posição.
Contou ele: - Bem, houve época em que eu costumava me sentar nas calçadas com uma placa ao lado, que dizia:

"Sou um nada neste mundo! Ninguém me ajuda! Não tenho onde morar! Sou um homem fracassado e maltratado pela vida! Não consigo um mísero emprego que me renda alguns trocados ! Mal consigo sobreviver!"

As coisas iam de mal a pior quando, certa noite, achei um livro e nele atentei para um trecho que dizia:

"Tudo que você fala a seu respeito vai se reforçando. Por pior que esteja a sua vida, diga que tudo vai bem
Por mais que você não goste de sua aparência,afirme-se bonito. Por mais pobre que seja você , diga a si mesmo e aos outros que você é próspero. "

Aquilo me tocou profundamente e, como nada tinha a perder, decidi trocar os dizeres da placa para:

"Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado"

E, a partir desse dia, tudo começou a mudar, a vida me trouxe a pessoa certa para tudo que eu precisava, até que cheguei onde estou hoje.
Tive apenas que entender o Poder das Palavras.
O Universo sempre apoiará tudo o que dissermos, escrevermos ou pensarmos a nosso respeito e isso acabará se manifestando,em nossa vida como realidade.
Enquanto afirmarmos que tudo vai mal, que nossa aparência é horrível, que nossos bens materiais são ínfimos, a tendência é que as coisas fiquem piores ainda, pois o Universo as reforçará.
Ele materializa em nossa vida todas as nossas crenças.

Uma repórter, ironicamente, questionou:
- O senhor está querendo dizer que algumas palavras escritas numa simples placa modificaram a sua vida?
Respondeu o homem, cheio de bom humor:
- Claro que não, minha ingênua amiga! Primeiro eu tive que acreditar nelas!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Teste do velame Independence - Aviação Desportiva Graciosa

Avião Moto.






Trata-se de uma moto extremamente customizada para "representar" um caça Sukhoi Su-35BM Flanker.

 Lembro que a "Orange County Choppers", famosa pelo programa "American Choppers" que é transmitido em um canal de TV a cabo, já fez algumas motos baseadas em aeronaves, como o caça F-22, o bombardeiro B-2 e o Helicóptero AH-64 "Apache".


domingo, 23 de outubro de 2011

Dia do Aviador


105 ANOS DO VOO DO 14 BIS


Hoje faz 105 anos que o nosso mestre inventor Alberto Santos Dumont fez o primeiro voo com o 14 Bis.

Santos Dumont inspirou toda uma nação e talvez todo o mundo, com sua dedicação, sua criatividade, sua competência, seu amor e sua paixão pela aviação.
Mas afinal, o que é ser aviador? Ou quem é aviador?



AVIADOR

Aviador, não é necessariamente aquele que trabalha na aviação,
nem tampouco é apenas, piloto de avião.

Aviador, é quem ama a aviação.
Independente de estar no céu ou na terra, 
no comando ou na cadeira, 
a tem por paixão.

Pode estar na direita ou na esquerda, 

à frente ou atrás, 
mas essa paixão, 
é pertinaz.

Não importa se é piloto ou mecânico, 
tripulante ou passageiro.
Ou se não é nenhum deles, 
por derradeiro.
Não importa se trabalha  na atividade fim 
ou na administração.
Não importa se já esteve à bordo de uma aeronave
ou não.
Não importa se só as viu por foto ou de repente. 
Não importa se pilota ultraleve ou parapente.
Não importa se já esteve perto de uma aeronave esbelta,
ou se pilota apenas uma asa delta.

Não importa se é piloto de avião, helicóptero ou planador.
Não importa se é de asa fixa ou de asa rotativa, mas tem amor.
Se ama a aviação,
és um aviador.
Existe piloto que não é aviador.
Existe médico que não é doutor.
Existe gente que não gosta de avião.
Mas qualquer um pode ter essa paixão.

A aviação!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Frenagem com arame de segurança.

Click na imagem para ampliar.


                                   Tipos diferentes de frenagem com arame de segurança.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MULHER COMANDANTE DE AVIÃO.


 No Brasil, são 4.703 homens pilotos de linhas aéreas e apenas 18 mulheres.

Num ambiente em que os homens são quase absolutos, uma mulher catarinense se sobressai. Elisa Rossi é a única mulher comandante de avião, em Santa Catarina. Para se ter uma ideia do feito que é sua condição, são 4.703 homens pilotos de linhas aéreas no Brasil e apenas 18 mulheres, ou seja, 0,3% do total.

A gravata e o sapato são masculinos. E é só! Sombra, rímel, blush, batom, unhas bem feitas... Tudo denuncia que o comando da aeronave está com uma mulher. Elisa Rossi pilota aviões há 20 anos. Há três é comandante da Gol, única mulher entre os aproximadamente 1,5 mil comandantes da empresa.

— Ainda é um ambiente masculino, mas já foi pior. É uma profissão técnica, que exige gerenciamento. Não requer força física. Mulheres podem ser excelentes no comando do avião — afirma Elisa. 

Um episódio demonstra a mudança de comportamento. Recentemente, um passageiro, ao ver Elisa no comando da aeronave, foi até ela e disse: "Para estar aqui, você deve ser muito competente. Parabéns."

A comandante ficou lisonjeada. Comenta que ninguém entregaria uma aeronave de US$ 35 milhões e com 184 vidas (capacidade do boing conduzido por ela) para alguém que não fosse competente.

A saudade do filho Giuseppe, seis anos, quando ela chega a ficar seis dias longe de casa, é a única dificuldade no trabalho. Quando volta de viagem, dedica-se integralmente ao menino, levando-o na escola, na natação, na aula de inglês.

Para manter a forma, caminha diariamente. Pode ser em Florianópolis ou em Brasília, depende da escala. Também faz parte de um grupo de ciclistas que pedala pelas ruas da ilha à noite.

Entre os sinalizadores de vôo do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, Elisa é conhecida como a musa do pouso sutil. Na aterrissagem, ela toca a aeronave no solo quase sem solavancos.

— A gente nem ouve nada — conta um sinalizador.

A comandante faz questão de usar maquiagem para ficar mais feminina.

— Em primeiro lugar, sou mulher. Não sou obrigada a me maquiar, mas não abro mão já que estou em um ambiente tão masculino. Uma vez uma passageira foi até a cabine e disse: nossa, você é bonita. Ela esperava uma mulher masculinizada.

Mas Elisa já viveu situações em que o passageiro não foi tão amigável. Uma vez, ao perceber que ela era a comandante do avião, um homem que se dirigia à aeronave simplesmente parou. Ficou na dúvida para embarcar. Mas acabou entrando no vôo. Depois, voou tantas vezes com Elisa que se acostumou e venceu o preconceito.

Paixão
A paixão por estar no ar não tem limites para ela e começou na adolescência. A menina sempre foi apaixonada por máquinas. Aos 12 anos, aprendeu a pilotar motos, sob os cuidados do pai. Aos 14, dirigiu o Opala paterno sozinha. Deu uma volta no bairro com o carro, algo que hoje ela não recomenda para ninguém. O primeiro curso de pilotagem foi aos 17 anos.
A comandante planeja abrir uma escola de aviação, em Florianópolis. Agora quer ensinar homens e mulheres a técnica do pouso sutil

Fonte: Donna DC, por Cristina Vieira.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Grande Arquiteto do Universo.



                                            Oração Maçônica

Grande Arquiteto do Universo que me permitiste que como Maçom, vislumbrasse um pálido clarão da tua Luz ao ingressar nos “Mistérios”.

 Ajuda-me, pois, a iluminar os caminhos que abristes para mim, para aqueles, que agora acompanho e para outros que talvez um dia me seguirão.

Que eu possa refletir sobre o golpe do teu malhete e o perfeito desbaste do teu cinzel, para que toda a minha individualidade reflita sem equívocos a tua vontade. Fizeste-me Maçom. Por isso “morri” e despertando “renasci”.

Ensina-me a humildade na crítica, sobretudo ao ser criticado, para que através de mim, todos entendam e aceitem que a humildade é uma das tuas essências. Instrui-me nas virtudes da Paciência, da Tolerância e da Alegria.

Para que eu possa aceitar os outros como são, mesmo que isso me pareça à tarefa mais árdua, a viagem mais penosa ou a taça mais amarga. Dá-me muito antes, da sabedoria de Salomão a paciência de Jô, para que a minha palavra seja sempre proferida para bem da Humanidade.

Sou uma pedra bruta, bem o sei, mas não inanimada, pois posso mover-me. Indica-me, pois a direção do teu golpe cinzela as minhas arestas e assenta-me na construção do templo Universal que desejas e contra cujas Colunas tantos lutam com insensata cegueira.

Amplia o meu conhecimento, reforça a minha fé e a minha coragem e faz ressoar a minha alegria. Dá-me a convicção dos meus ideais, alimenta o meu corpo e abre-me o teu insondável caminho. Concede-me a graça de te descortinar em tudo e em todos.

Pois só assim poderei ser justo e perfeito. E no dia em que me apresentar perante ti, no momento da Iniciação no Oriente Eterno, que as minhas mãos senão cheias estejam calejadas do trabalho efetuado por amor a ti, com os meus olhos senão cegos por tua Luz ao menos voltados em tua direção.

Que eu possa também antes de cruzar as Colunas em direção ao Oriente Eterno, olhar a marca de todos os meus passos e atos sem me envergonhar do pouco que tenha caminhado ou feito. Que a pedra bruta desbastada graças a ti possa ser de alguma utilidade na construção do meu Templo Interior e do templo Universal.                       

                                                           
Por :  Ir.'.Antônio Augusto Queiroz Baptista


Interpretação e livre adaptação do autor da obra “O Desbastar da Pedra Bruta” –
Autor: Antônio Augusto Queiroz Baptista a uma oração de origem Xamã


Enviado Pelo Ir.’. Alexandre Braun

sábado, 15 de outubro de 2011

DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO.



O dia 19.11.11 (sábado) ficará marcado na história da Maçonaria paranaense.Será o “DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO” entre Irmãos, Cunhadas, Sobrinho(a)s e Convidados das 3 Potências Maçônicas reconhecidas (GOB, GLP e GOP).
Comissões de Irmãos das 3 Potências estão empenhados em proporcionar um sábado agradável com jogo de futebol, truco, bingo, som, almoço, bebidas e muita, muita confraternização.
Adquira seu convite antecipado na sua Loja ou ligue na GLP.

Estão sendo esperados quase 3.000 pessoas.
Veja o local: http://www.simec.com.br/index.php?area=metalclube#campo
Veja o mapa: http://www.simec.com.br/mapa_chacara/


Obs:
  • Não serão vendidos convites no local
  • Levar talher

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O NÍVEL E O PRUMO-SÍMBOLOS MAÇÔNICOS.



Na Maçonaria Simbólica, o nível e o prumo são símbolos que representam o trabalho do maçom, como construtor do universo moral e material. Ambos estão relacionados com questões esotéricas e filosóficas, trabalhadas pela Maçonaria. O Nível é a ferramenta com a qual o profissional de construção verifica se uma superfície está livre de arestas, já que para a edificação de um alicerce seguro é fundamental para que uma superfície esteja devidamente preparada.
O Prumo é o instrumento que permite aferir a inclinação da parede que está sendo erigida, já que essa é uma condição fundamental para assegurar a sua estabilidade.
Na simbologia maçônica, níveis e prumos são ferramentas que simbolizam a igualdade que deve existir entre os Irmãos e a retidão de caráter que deve ser a marca registrada do maçom. Na tradição maçônica, a escolha do prumo para simbolizar a retidão do caráter do Irmão tem a sua justificativa na visão do profeta Amós, 7: 7,8, que diz: “ Mostrou-me também isto: Eis que o Senhor estava sobre um muro levantado a prumo; e tinha um prumo na mão. O Senhor me disse: Que vês tu, Amós? Um prumo, eu disse. Então respondeu o Senhor. Eis que porei um prumo no meio do meu povo de Israel; e jamais passarei por ele.”
Essa visão significa que Deus colocou uma regra de conduta para o povo de Israel, a qual deveria ser seguida estritamente para que o povo escolhido se desenvolvesse reto como um muro feito a prumo. E que jamais Ele (o Senhor) deveria ser questionado quanto à retidão de seus preceitos. Essa é a mesma regra colocada ao maçom. Seu caráter dever ser reto como um muro erguido a prumo e sua fidelidade ao Grande Arquiteto do Universo jamais pode ser contestada. Essa é, inclusive, a oração de abertura da Loja de Companheiro.
Há outra analogia que se pode fazer com a simbologia do nível e do prumo. Na tradição maçônica é comum comparar-se o universo material com a construção de um edifício, e este, simbolizado pelo Templo maçônico (uma réplica do Templo de Jerusalém), é, por isso mesmo um simulacro do cosmo. Por isso, o mapa celeste, conforme visto pelos antigos hierofantes caldeus e persas, geralmente são reproduzidos no teto dos templos maçônicos. Tudo isso significa que a prática maçônica no templo é um exercício de construção cósmica, imitando nesse mister o trabalho dos “Mestres do Universo”, que a Grande Tradição da Cabala chama de Anjos Construtores.Enquanto esses “Mestres” trabalham para construir o universo de cima (as realidades celestes), seus Aprendizes, os homens, constroem o universo de baixo (as realidades terrestres). Em meio a esse processo existem os “companheiros”, que representam uma etapa intermediária entre o Mestre e o Aprendiz, que na Cabala são os anjos caídos, ou seja aqueles que traem o seu Mestre e procuram perverter os Aprendizes. Essa alegoria cabalística tem a sua mais exata configuração no ritual de passagem do Grau de Companheiro para o Grau de Mestre, quando o os “traidores” são castigados e o Companheiro é devidamente “resgatado” para a Obra maçônica.¹
Nesse sentido, o nível e o prumo aparecem como importantes ferramentas do labor construtivo que o maçom coloca em sua obra. Com o nível se comprova a horizontalidade que ele adquiriu em seu trabalho de construção do seu edifício interno, ou seja, o seu caráter. Da mesma forma, o prumo mostra que o edifício está perfeito em sua verticalidade. Destarte, podemos relacionar nível e prumo com os dois sentidos que a Maçonaria quer dar ao edifício do caráter humano, ou seja, horizontal (energia Yin) vertical (energia Yang). Significa que o maçom deve crescer no sentido dos dois raios que formatam o universo em sua expansão: extensão e profundidade, que também lembra latitude e longitude, simplicidade e complexidade, tempo e espaço etc., sendo o prumo o eixo vertical que indica o sentido da ascensão( em direção ao espírito, o céu) e o nível o eixo horizontal, que indica o sentido da extensão em direção aos quadrantes da terra).
Diz a tradição que o Templo maçônico, que reflete o Cosmo, é construído a prumo com o eixo do mundo, cujo centro é a Estrela Polar. Dela desce um eixo imaginário, em torno qual o universo todo gira. No templo maçônico esse prumo estaria no centro da abóbada e cairia perpendicularmente até o centro do retângulo da nave onde se situa o Oriente, ou mais propriamente, no centro do Altar do Venerável.
Assim sendo, o prumo poderia simbolizar o “Eixo do Mundo”, ou seja, o instrumento pelo qual o Grande Arquiteto do Universo esquadreja e erige o universo, de horizonte a horizonte e de cima até em baixo.
Também na estrutura fisiológica do ser humano podemos utilizar a simbologia do nível e do prumo para figurar o homem em sua posição horizontal, que denota o equilíbrio, e o homem na sua posição vertical, que significa a sua postura perante todas as demais espécies, ou seja, a postura ereta.


¹ Cf. Robert. A Franco Maçonaria. São Paulo, Ed. Ibrasa, 1999. Veja-se também a nossa Obra “Mestres do Universo”, Ed. Biblioteca 24x7-S.Paulo

DA NOSSA OBRA LENDAS DA ARTE REAL, NO PRELO.

Por João Anatalino

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

AEROCLUBE ASAS.


Click na imagem para ampliar.




Bom dia, Estimados Comandantes:


O AEROCLUBE ASAS está nos trâmites finais para sua abertura ao tráfego.

Quando da inauguração, todos os nossos Aeroclubes da região serão chamados para a confraternização inaugural.

Informamos que o Aeroclube ASAS já possui 18 hangares prontos, e mais 12 em fase final de construção.

Ontem, em reunião de Diretoria, restou fixado o valor da mensalidade para ASSOCIADO CONTRIBUINTE.

Estutariamente, o valor é 30% maior que o do ASSOCIADO PATRIMONIAL.

Assim, o valor da mensalidade do ASSOCIADO CONTRIBUINTE será de R$ 132,00 (cento e trinta e dois reais).

Já existem vagas para locação, diretamente com os associados proprietários de hangar, e a locação está na faixa de R$ 300,00.

Veja o que o Aeroclube Asas oferece:

a) Hangares de tamanho padrão, 13 x 13m, com portas de abrir para cima (padrão);

b) Pista de 550m de asfalto, com áreas de escape final nas duas cabeceiras de 20m cada;

c) Obstáculo lateral na pista mais próximo com 60 metros;

d) Placas de sinalização horizontal frangíveis;

e) Taxiways de asfalto até a porta dos hangares;

f) Estação Meteorológica digital com acesso via internet (www.weatherlink.com/user/asasdebalsa);

g) Área cercada;

h) Rede de Esgoto e tratamento de degetos com capacidade para 12 mil litros/dia;

i) Energia Elétrica em pacote de alta tensão com transformadores próprios do Aeroclube;

j) Torneiras coletivas;

k) Cabeceiras livres de ambos os lados;

l) Já adquirido o terreno à frente da cabeceira 21 (prolongamento da pista predominante em uso), com 52 m de frente e 450m de profundidade;

m) Alarme monitorado por hangar e todos com detectores de fumaça e alarme integrado/monitorado de incêndio;

n) Calçadas de 2,5m em frente aos hangares (padrão);

o) Calçadas laterais de acesso inter-hangares;

p) Posto de Combustível AVGAS Shell já instalado e com combustível disponível a partir de 01/11/2011;

q) Praça Cívica das Bandeiras;

r) Liberação de Vôo até 5.500 pés sem necessidade de apresentação de plano, notificação, ou transponder/VHF, conforme licença obtida no Cindacta II, no raio do Aeroclube;

s) Uso compartilhado da Frequencia VHF da Fazenda Thalia, conforme Acordo Operacional 02/2011;

t) Software de controle de dados do piloto e da aeronave, com avisos por e-mail automático de datas de vencimentos;

u) Cobrança de mensalidade através de boletos bancários (Patrimonial = R$ 99,50; Contribuinte = R$ 132,00);

v) Caixa d´água com capacidade para 20.500 litros com pressão nas torneiras de aproximadamente 10 BAR;

x) Sistema de segurança na cerca para evitar colisões com aeronaves que ultrapassem o limite de segurança da pista (RESA - Runway End Safety Area);

y) Praças de observação cobertas e com bancos na ponta dos hangares;

z) Projeto de ajardinamento e lazer em andamento;

a1) Aerodromo Privado Padrão A1 (OACI - ANAC);

a2) Arandelas em aço inoxidável entre os hangares com paisagismo;

a3) Iluminação pública interna em funcionamento;

a4) Fios de energia elétrica rebaixados (subterraneo) no prolongamento da pista 03;

a5) Souvenirs do Aero Asas: Camisetas, Bonés, Camisas Polo e adesivos externos e internos personalizados;

a6) Acesso à Rede Wirelles Internet com 4M de velocidade (em instalação/ funcionamento a partir de novembro 2011);

a7) Serviço de limpeza de hangares/hotelaria pronto para ser implementado, já incluso na mensalidade (até final deste mês);

a8) Acessibilidade;

a9) Vento Predominante aproado com a pista 03;

a10) Câmeras de Vigilância sendo instaladas com transmissão via internet e monitoradas;

a11) Hangares com duas fileiras de telhas translúcidas para iluminação natural;


Em fase de planejamento/construção/obras:


a) Sala AIS

b) Churrasqueiras Coletivas

c) Represa no Rio para pesca

d) Banheiros Públicos

e) Guarita

f) Pista de cooper

g) Piscina coberta e aquecida

h) Iluminação da caixa d´água

i) Escola de Voo

j) Oficina

k) Salão de Jogos

l) Sede

Outras Informações:

O SETOR I está lotado.

No SETOR II (outro lado da pista), já temos quatro lotes vendidos, e mais 56 a venda.

O valor unitário do lote é de R$ 35.000,00, e o valor do título patrimonial é de R$ 23.000,00. Valores podem ser parcelados.

A construção do hangar conceito "chave na mão" atualmente é de R$ 40mil, com prazo de construção de aproximadamente 45 dias, valor obtido pela contratação em grande quantidade.

O Aeroclube Asas é uma Associação Sem Fins Lucrativos que incentiva a prática do voo experimental e desportivo.

Atualmente somos 46 associados.

Sejam BEM VINDOS ao nosso Aeroclube ASAS DE BALSA NOVA, Aeródromo Privado Instrutor Werner Egon Schrappe.

Em anexo, fotos do Aeroclube Asas, que hoje contempla 4,01 alqueires.

Atenciosamente,

PLÍNIO GASPERIN JUNIOR
Presidente - Fundador e Idealizador

MARLOS AUGUSTO MELEK
Diretor de Operações e Financeiro - Fundador e Idealizador

Valores: PLANEJAMENTO - ORGANIZAÇÃO - SEGURANÇA - AMIZADE


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A virtude do vazio.



Trinta raios convergentes unem-se no cubo.
Desse modo é construída a roda.
Mas é o vazio central que permite sua utilização.
Modelai o barro para fazer um jarro
Recortai no espaço vazio das paredes portas e janelas
Para que possais ter um verdadeiro quarto.
Dessa forma o ser produz o útil
Mas é o não-ser que o torna eficaz.
                                                                    Verso11- Tao Té Ching

Esses versos podem ser explicados através de um famoso koan Zen.
Mestre Nan-in era um famoso monge, mestre no ensinamento Zen. Recebia discípulos do mundo todo, que o procuravam para aprender o verdadeiro ensinamento Zen. Um dia Mestre Nan recebeu a visita de um jovem monge que queria tornar-se seu discípulo. Mestre Nan convidou-o para a cerimônia do chá. Enquanto servia o chá, Mestre Nan pediu ao jovem monge que falasse alguma coisa sobre o que ele já sabia acerca do Zen. E o rapaz deitou a falar e falar, e não parava de alardear os seus conhecimentos. Enquanto ouvia, Mestre Nan ia enchendo a xícara do jovem sem parar, até que o chá começou a escorrer pelo chão e molhou o hábito do jovem monge.

“Mestre”, disse o jovem, sorrindo. “O Senhor não percebeu que a xícara já está cheia?”
“Exatamente”, respondeu Mestre Nan. “Como pode esperar aprender o verdadeiro Zen se a sua xícara já está cheia?”

Esse é o segredo da verdadeira sabedoria, segundo o ensinamento taoísta, também de-fendido pelo Budismo e pelo Hinduísmo. Para podermos aprender o novo é preciso que a nossa mente esteja vazia de antigos preconceitos. Jesus também ensinou isso: só entra no Reino dos Céus aquele que tem a alma de criança, ou seja, aquele que recebia os ensinamentos de Cristo com alma de criança, sem preconceitos, sem juízos anteriores, sem idéias pré-concebidas.

E é assim mesmo. Quem já pensa que sabe não tem lugar para nenhuma sabedoria nova. Mas o universo é feito de relações e relações entre relações. Ele nunca se repete em cada relação estabelecida. A cada combinação de seus elementos, ele apresenta uma nova qualidade, uma forma diferente, que vai se adicionando às já conhecidas. Por isso já diziam os atomistas: O mundo é um eterno Vir a Ser. E isso é confirmado através da moderna ciência atomista através do Princípio da Incerteza.

Pela mesma razão, a sabedoria oriental aconselha a prática da meditação como forma de libertar a mente das chamadas klesas (manchas morais), que a vida material nos acarreta. Essas manchas são oriundas dos nossos desejos e sentimentos, os quais nos chumba á vida material e nos impede de atingir a verdadeira liberdade, que é a vida sem apegos, sem desejos, sem ódios, rancores ou quaisquer outros estados mentais que nos torna “pesados”. Esse estado, que nas religiões metafísicas do Oriente, é alcançado através da meditação, nas religiões espiritualistas do Ocidente, é buscado através das preces, da prática de rituais e atos de comportamento. Mas, em ambos os casos, trata-se de livrar a alma (ou a mente) do peso da matéria, para com isso, poder alçar-se ao céu.

No mundo do Tao, o Caminho Perfeito, o vazio é buscado como forma de sabedoria. Só quem aprende a trabalhar a sua mente como se ela fosse um fole (que enche e esvazia sem cessar), consegue atingir o perfeito conhecimento.



1.Segundo o princípio da incerteza, de Werner Heisenberg, não se pode conhecer com precisão absoluta a posição ou o momento (e, portanto, a velocidade) de uma partícula. Isto acontece porque para medir qualquer um desses valores acabamos alterando o resultado através da nossa própria ação de medi-los. E como as realidades do universo são obtidas através do movimento dessas partículas e das relações entre elas, jamais saberemos que forma o universo terá no momento seguinte, pois a cada tentativa de saber como ele será, acabamos modificando a tendência que ele tem para acontecer de certo modo.


Por João Anatalino

sábado, 8 de outubro de 2011

Missa de sétimo dia Do Comandante Ratão.


Click na iamagem para almentar.

Hoje será  a missa de 7º dia do Nosso Comandante Ratão, iremos nos reunir na fazenda Bonacin,  haverá uma revoada para então levarmos as cinzas do Cmte Ratão em seu ultimo voo com seus alunos e amigos.

Comandante Ratão esteja onde estiver sempre será nosso grande ídolo Adeus companheiro de asas.

Equipe Bodes do ar.

Queiroz

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs.





                                                                  Pensamento

                                                     Para lembrarmos que viemos do pó.


 "Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo - expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar - caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante. Não há razão para não seguir o seu coração. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração."·         


Steve Jobs

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pouso com vento cruzado.

A verdade é que realmente não importa o tamanho da aeronave que se está voando, a técnica é a mesma para se pousar com vento cruzado (ou de través). Os pilotos que não aprenderem a lidar com ventos cruzados no início da sua vida profissional parecem nunca aprender a lidar com eles no futuro.
Baseado neste argumento, você deve dar a devida importância para este tema e aprenda com as técnicas abaixo. Porém, antes mesmo de começar a nossa matéria, que fique bem claro para você que o limite de vento de través de sua aeronave (aquele estabelecido no respectivo Manual de Voo),  jamais deverá ser ultrapassado!!! Em adicional, tenha em mente que pousar com vento cruzado sempre será uma caixinha de surpresa, tendo em vista que a interferência na trajetória da aeronave pode ser intensificada a qualquer momento, quer seja por rajadas ou até mesmo pela variação na direção do vento. Neste sentido, SEMPRE faça sua aproximação para pouso preparado para uma arremetida. Coloque na sua cabeça e automatize todos os procedimentos para executar sua arremetida...  esta será a sua última chance de poder tentar o pouso novamente .
 Assim, torcendo para que você nunca saia para a grama após um pouso, estão aqui quatro lições para ajudar a tornar o seu pouso com vento de través (ou cruzado) mais fácil e seguro.


1. FAÇA UM ALINHAMENTO ANTECIPADO


Você pode ter ouvido o velho ditado da aviação "uma grande aterrissagem começa 10 milhas antes." O que realmente significa é que o pouso é uma conseqüência direta da maneira como foi feita a aproximação.
Há quem conheça alguns pilotos que por sua destreza podem fazer de uma aproximação instável um bom pouso, mas convenhamos que como regra de segurança, fazer uma aproximação estabilizada ainda é a melhor técnica para colocar uma aeronave no solo com segurança.
 Fazer uma aproximação estabilizada não é novidade para ninguém; na aviação geral, comercial e de linha aérea, os pilotos têm usado este conceito por anos. É tão importante que eles incorporaram este conceito em seus programas de treinamento e procedimentos de operações-padrão. Basicamente, uma aproximação estabilizada é uma aproximação onde a aeronave está alinhada com a pista, na velocidade prevista e na rampa ideal (eletrônica ou visual), e totalmente configurada para a aterragem (flaps, trem baixado e hélice). Como ponto de referência, a aeronave deve estar estabilizada em uma altitude não inferior a 500 pés da elevação do aeroporto.
 Tenha em mente que esse alinhamento antecipado deve acompanhar o prolongamento da linha central da pista. Aqui, entender a diferença entre “track” e “heading” torna-se crucial. Heading, naturalmente, representa a proa da aeronave, ou simplesmente para onde o nariz está sendo apontado. Track, por outro lado, é o curso percorrido em relação ao terreno – é o caminho de voo real considerando a superfície.
 Em uma região de vento nulo, o heading e track são os mesmos. Mas se for colocado um pouco de vento na navegação, você poderá observar que a aeronave mesmo mantendo a proa planejada, apresentará uma tendência de escorregar para o lado oposto de onde o vento sopra.
 Para compensar esta situação você terá que apontar ligeiramente o nariz da aeronave na direção de onde o vento sopra para criar um ângulo de correção e permitir manutenção do alinhamento com a pista (também chamada de “caranguejar”). Como regra básica, a quantidade ângulo dependerá da força do vento.
E não cometa o erro de piloto principiante que ao tentar alinhar com a pista acaba colocando a pista diretamente em frente ao pára-brisa. Se há um bom vento de través e você necessite “caranguejar” na aproximação, a pista pode não estar posicionada em frente do pára-brisa, mas sim numa referência às 11h ou 1h da aeronave.
Lembre-se, a coisa mais agradável sobre fazer a aproximação utilizando esta técnica é que deste jeito os passageiros se sentem mais confortáveis.
 Mas como você saberá se está ou não alinhado com a pista de pouso?
 Este é um dos principais questionamentos de alunos principiantes, porém uma maneira fácil de identificar seu posicionamento em relação à pista é observando e comparando as duas cabeceiras.
 Se as duas cabeceiras estão alinhadas numa linha imaginária vertical isto indica que sua aproximação está devidamente alinhada.(a)
 Caso a cabeceira de pouso esteja à esquerda da cabeceira oposta você estará à direita do alinhamento.(b)
 Finalmente, se observar que a cabeceira de pouso estiver à direita da cabeceira oposta, você estará à esquerda do alinhamento.(c)




Parece óbvio, mas tem gente que é incapaz de perceber isto em voo. Acredite!!!
Outro aspecto a ter em mente é que geralmente, conforme for se aproximando do solo, você precisará de uma menor amplitude de comando quando está utilizando a técnica de caranguejar. Este conceito tem fundamento tendo em vista que, devido ao atrito superficial, a velocidade do vento sofre uma gradativa redução quando mais próximo do solo.
 No entanto, atente para o fato de que se você estiver voando sobre uma superfície plana, como no deserto ou na água, a velocidade do vento poderá não diminuir quando você descer. Nesse caso, você poderá inclusive encontrar a força total do vento de través também próximo à superfície.
 Além disso, outro fator importante a ser considerado são as irregularidades da superfície que podem causar uma mudança notável na direção e intensidade da velocidade do vento durante a aproximação.

            2. USE FLAPES PARCIAIS

 Este é um dos mais bem guardados segredos das aproximações com vento de través e, surpreendentemente, muitos pilotos nem sequer consideram esta possibilidade - sou testemunha disto!
 Para as aeronaves que têm distâncias de pouso com menos de 650 metros de comprimento de pista, a distância de pouso é pouco influenciada no caso de um pouso com flape parcial. Por exemplo, o Pilot's Operating Handbook (POH) para o Cessna 172P estabelece que para uma aterragem com “flap-up” deverá programar um aumento de 35% na distância de pouso. Isso não é tão significante, se você estiver pousando em uma pista de pouso com 1500 metros de comprimento.
 Em uma situação de vento de través ou de rajadas, no entanto, pousar com full-flape pode trazer mais problemas que benefícios. Isso porque com os flaps totalmente estendidos teremos uma maior área de superfície para que um vento de través possa afetar o voo da aeronave, soprando e jogando-a com facilidade.
 Enquanto sabemos que os flapes diminuem a velocidade de estol, permitindo uma velocidade mais lenta na aproximação final, dependendo do momento você pode não necessariamente querer isso. Em adicional, o benefício de utilizar os flapes normalmente se inicia com configuração de flapes intermediários, bem antes da sua extensão total; qualquer flape a mais geralmente só aumenta o arrasto.
 Para completar a técnica, com flapes parciais, a sua velocidade de aproximação terá de ser um pouco mais rápida. No exemplo acima, juntamente com o aumento de 35% na distância de aterragem, o POH também recomenda um aumento de 7KT na velocidade de aproximação. Assim, o comprimento da pista não é o único fator a ser considerado, a adição extra de velocidade é uma ótima medida operacional se a intenção for seguir para qualquer destino com ventos cruzados ou de rajadas - com ou sem flapes.
 Isso porque uma maior velocidade de aproximação significa um melhor controle da aeronave, especialmente o controle lateral (ou de rolagem). Em outras palavras, com mais velocidade o seu aileron será mais efetivo – e é exatamente o que você quer se por acaso encontrar rajadas e/ou ventos cruzados na sua aproximação.
 Só não se deixe levar pelo entusiasmo, pois um acréscimo exagerado na velocidade recomendada de aproximação pode causar problemas indesejados. Você vai comer mais pista durante o flare para pouso e estará mais sujeito à ação dos ventos cruzados por um longo período de tempo durante a flutuação.

3. POUSE EM UMA RODA SÓ
Este parece ser estranho, mas surpreendentemente muitos pilotos simplesmente não conseguem fazer isso. O pouso em ambas as rodas principais só é bom quando o vento está alinhado com a pista (ou quase alinhado), mas não é desejável ou seguro quando há um vento de través. Isso porque você estará tocando, enquanto a aeronave move-se lateralmente a favor do vento. Uma aterrissagem enquanto a aeronave está numa deriva lateral, pode causar cargas secundárias prejudiciais sobre os pneus, rodas e tem de pouso - para não falar de consequências indesejáveis a você e à aeronave, caso o pouso resulte em uma perda de controle.




Uma maneira de tocar sem esta tal deriva lateral é tocando a pista com a roda principal do lado de onde o vento vem. Uma ligeira inclinação gera um ligeiro componente horizontal, que cancela a componente do vento.
 É óbvio que nessa situação, quando você inclina uma asa, a aeronave perde a proa, assim, você terá que aplicar suavemente o leme oposto para manter a fuselagem alinhada com a pista.
Em outras palavras, controle a escorregada decorrente da ação do vento com os ailerons e com o leme de direção controle a proa.
Assim, uma das metas para um pouso com vento cruzado é tocar com pouco ou nenhum desvio lateral da aeronave.
 Visualize assim seu pouso: Você estará tentando pousar com uma asa levemente mais baixa, tocando com a roda principal do lado do vento, sem deslocamento lateral e com o eixo longitudinal da aeronave paralelo em relação à pista. Fácil não? esta técnica é chamada de “sideslip” ou método “wing-low”.
 Portanto, em algum momento antes do pouso, você terá que fazer a transição de uma “caranguejada” para uma derrapagem de asa baixa. Dependendo das condições, você poderia optar por fazer isso a partir de 500 metros acima da pista, ou como acontece na maioria das vezes, você pode atrasar a transição até que a aeronave esteja mais perto do chão. Tudo isso é uma questão de julgamento que dependerá do seu “pé-e-mão” , habilidades e seu nível de conforto com a manobra.
 Quando você decidir fazer a transição, comece por uma ligeira inclinação da asa para o lado do vento e, simultaneamente, aumente a pressão do leme oposto para manter o nariz da aeronave no alinhamento da pista. A inclinação resultante deverá ser ajustada para corrigir a tendência de desvio e a pressão do leme deverá ser ajustada para manter a fuselagem alinhada com a pista. Se o vento apresentar diminuição de intensidade devido à componente de atrito superficial, você terá que diminuir a inclinação bem como a pressão no leme; o "flare" e a aterragem deverão ser feitos “brigando” para manter estas correções. Com uma asa mais baixa, o pouso começará com o toque da roda principal desta asa, na sequência a outra roda principal e finalmente tocando a bequilha no solo.


   4. CONTINUE VOANDO ATÉ QUE A AERONAVE ESTEJA PARADA
 A vigilância é o ponto chave aqui. Um grande número de pilotos deixa de voar a aeronave quando ela toca o solo. Mas este é justamente o momento em que se deveria estar em alerta total! Os pilotos baixam a guarda, se distraem e acabam perdendo o controle da aeronave devido a uma rajada de vento. Então atenção, nunca pare de voar a aeronave até que o voo literalmente se encerre e a aeronave esteja calçada.

 Sendo assim, você deve manter o controle dos ailerons e do leme até que a aeronave tenha diminuído sua velocidade para permitir o táxi. Na medida em que há uma desaceleração, os ailerons e leme tornam-se menos eficazes, assim você terá que programar uma deflexão cada vez maior para obter a mesma efetividade.

Concluídas então as quatro lições, gostaria de finalizar esta nossa conversa, ratificando que esta é provavelmente a dica mais importante de tudo: APRENDA A LIDAR COM VENTOS CRUZADOS NO INÍCIO DE SEU TREINAMENTO DE VÔO.

Claro que os ventos cruzados apresentam um aspecto singular em cada momento de sua ação e assim, a cada instante, gera um desafio único. Somente com a experiência e entendendo quais são as técnicas para enfrentar um vento cruzado (ou de través) é que seus pousos nestas circunstâncias deixarão de ser um bicho de sete cabeças.

 Mas lembre-se, quer seja um piloto iniciante ou experiente, você sempre estará fazendo pousos com vento cruzado para o resto da sua carreira de aviação.