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sic )
A maçonaria cubana é a única no mundo tolerada por
um regime totalitário. O que está por trás disso: Papel dos confrades maçons na
Revolução ou a afiliação dos próprios irmãos Castro?
Numa loja maçônica em
Cuba o rito da corrente de força, representada pelas mãos dadas e
os braços cruzados dos confrades, é símbolo evidente da união e do poder
maçônicos. A confraria se prepara para desempenhar papel importante no futuro
do país. Foto: Mauro D'Agati, La Repubblica.
Cuba é o único caso de
país de regime marxista duro que tolera em todo o seu território uma importante
sociedade secreta de fundo esotérico: a maçonaria. Hoje, na bela e conturbada
ilha de Fidel e Raul, florescem nada menos que 318 lojas maçônicas,
freqüentadas abertamente por cerca de 30 mil membros inscritos. Números
bastante altos para um país de população tão pequena. A santeria - culto
afro-cubano primo-irmão dos nossos candomblé e umbanda - é, em Cuba, o único
outro sistema de poder esotérico capaz de concorrer com a maçonaria em termos
de existência razoavelmente livre e solta.
Várias histórias correm na ilha, tanto nos meios
maçônicos quanto fora deles, para explicar essa curiosa tolerância. Alguns
dizem que Fidel e Raul são maçons, mais provavelmente o segundo. Outros afirmam
que se trata de um dever de gratidão: durante a revolução cubana, Fidel Castro
teria se refugiado numa loja maçônica, onde encontrou abrigo e proteção. Por
isso, ele nunca fechou nem um único templo maçônico nem perseguiu os seus
membros.
O imponente Edifício
Maçônico, epicentro das atividades da confraria em Cuba, localizado na Avenida
Salvador Allende, no centro de Havana.
O fato é que, hoje, a
Grande Loja de Cuba - epicentro das atividades da organização no país - é
inteiramente regular e reconhecida pela maioria das grandes lojas maçônicas ao
redor do mundo.
Fato incontestável, e que
talvez tenha a ver com essa tolerância, é que a própria independência de Cuba
foi alcançada em boa parte graças à ação de maçons franceses e cubanos. A
maçonaria surgiu em Cuba em 1763, a partir de lojas militares inglesas e
irlandesas. Quando os ingleses partiram, chegaram os franceses, aos milhares,
fugidos da revolução no Haiti em 1791. A primeira loja realmente cubana foi o
Templo das Virtudes Teológicas, fundada em Havana em 1804 pela Grande Loja da
Luisiana.
O que torna única a presença da maçonaria em Cuba é
o papel que ela desempenhou durante as três décadas de luta pela independência
do jugo espanhol entre 1868 e 1895. Os três grandes líderes revolucionários -
José Martí, Antonio Maceo e o "pai da nação" Carlos Manuel de
Céspedes eram, todos eles, maçons. Historiadores dizem hoje que foi impossível
para os revolucionários comunistas varreram para embaixo do tapete a afiliação
maçônica desses três heróis nacionais. Mas a verdade é que pouco ou nenhum
esforço foi feito nesse sentido. A imensa maioria dos presidentes cubanos,
começando por Carlos Manuel de Céspedes, foram maçons.
Ritual em loja maçônica
localizada no interior de Cuba. No estandarte verde lê-se a data da sua
fundação: 3 de dezembro de 1964.
Há outras características
curiosas no comportamento da maçonaria no seio da sociedade cubana. Claro, ela
é monitorada pelo governo que quase certamente mantém agentes e informantes
infiltrados no interior das lojas. Mas são muito raras as intervenções abertas
ou as limitações impostas aos cultos. Para manter esse confortável estado de
coisas, os líderes maçons cubanos preferem não adotar posições de confronto com
as políticas do regime. Apesar disso, eles recebem de braços abertos em seus
quadros um grande número de dissidentes.
Após o esfacelamento da União Soviética – que era o
maior parceiro comercial de Cuba – o governo cubano facilitou ainda mais as
coisas para a maçonaria, autorizando-a a participar de cerimônias públicas e a
abrir várias novas lojas. Todavia, o funcionamento regular de todas as lojas
maçônicas ainda está sujeito à permissão por parte das autoridades, e a
publicação de livros e panfletos maçônicos é bastante restrita pelos serviços
de censura governamental.
No alto do Edifício
Maçônico, o símbolo da Régua e Compasso encimam um enorme globo terrestre.
A Grande Loja de Cuba,
conhecida popularmente como o Edifício Maçônico, foi construída por volta de
1955 para as funções de Templo e sede central das entidades maçônicas de Cuba e
chegou a albergar a Universidade Maçônica. Trata-se de um edifício imponente,
incluído entre as obras arquitetônicas mais significativas da cidade de Havana.
Encontra-se na atual Avenida Salvador Allende, no centro da capital cubana. Sem
esquecer que o chileno Salvador Allende, amigo e aliado dos irmãos Castro, era
maçom convicto.
Há pouco, a jornalista italiana Anna Lombardi, do
jornal La Repubblica, conseguiu um feito inédito: visitar a Grande Loja de
Cuba, em Havana, e vários outros templos maçônicos na ilha. Mas não apenas:
Lombardi entrevistou líderes maçons cubanos e participou de rituais fechados da
confraria. Seu saboroso relato foi publicado na revista "Il Venerdì di
Repubblica", edição nº 1301, de 22 de fevereiro. Aqui segue o seu artigo:
Um dos salões da Loja
Maçônica na cidade de Banes
AS LOJAS DE CUBA - Assim
sobrevivem os maçons na ilha de Fidel
Por:
Anna Lombardi (La Repubblica, Itália).
Um edifício numa aldeia
perdida na Sierra Maestra, na porta os símbolos maçônicos do esquadro e
compasso: dizem que em 1956 nela se esconderam Fidel Castro e seus barbudos
apenas desembarcados do Granma. E foi exatamente no interior dessa velha loja
maçônica de montanha que o futuro Líder Máximo criou aquele Movimento 26 de
Julho que em poucos anos teria varrido para longe a ditadura de Fulgêncio
Batista,inspirando-se nos ensinamentos de José Martí, o herói cubano pai do
movimento independentista da ilha. Herói e maçom. Como outros revolucionários
latino-americanos (e não apenas) do final do oitocentos: de Benito Juarez a
Simon Bolívar. Dizem ser por isso que, uma vez no poder Fidel, em
reconhecimento, tolerou a maçonaria: confraria misteriosa (os afiliados
preferem defini-la "discreta") que em todo o mundo compartilha ritos
e símbolos naquilo que define "incansável busca da verdade".
Claro, muitas histórias são contadas em Havana. Que
a tolerância de Fidel para com a maçonaria deve-se ao seu afeto por um seu
professor maçom. Que o padre Angel, famoso proprietário de terras, era um
afiliado. Que se trata de um gesto de respeito a seu amigo Salvador Allende,
também maçom. Até algumas teorias direitistas, das quais a Internet está cheia,
segundo as quais o próprio Fidel é um iniciado. Ou, pelo menos, o seu irmão
Raul...
Diploma de afiliação à
Loja Minerva, uma das mais importantes de Cuba.
Qualquer que seja o
segredo que se esconde por trás da complacência dos Castro em relação à
confraria, é certo que a cubana é a única maçonaria tolerada por um regime
totalitário. Foram os franceses em fuga da revolta dos escravos no Haiti em
1791 a levá-la para Cuba.
Mas já em 1859 Cuba se
orgulhava de possuir uma loja autônoma, a mesma que opera até hoje. Ela escapou
inclusive à homologação cultural pós revolução que aconteceu em 1959, embora
alguns "irmãos" tivessem proposto a sua dissolução, sob a alegação de
que "no novo contexto político certos ideais não tinham mais razão de
existir". O Grão Mestre daquela época fugiu para a Flórida com todo o seu
estado-maior, e a partir de Miami passou a lançar anátemas sobre seus confrades
que permaneceram na ilha, desencorajando-os de eleger um novo chefe.
Flechas que caíram ao
mar: hoje, na ilha, existem 318 lojas frequentadas por mais de trinta mil
afiliados. O número tem aumentado ultimamente: "Depois da queda do Muro de
Berlim" contou um ex grão mestre ao New York Times "muitos jovens
vieram a nós em busca de respostas que o Estado não tem condições de dar. Eles
nos identificam como exemplo social: não discutimos política nem
religião".
Diz Mark Falcoff, experto
em América Latina da revista Foreign Affairs, que foi exatamente esse fator que
permitiu à maçonaria cubana manter sua autonomia. Evitando a política, a
organização pode discutir temas "incômodos" como o aborto e a
globalização. E pode acolher em suas fileiras muitos dissidentes do regime: dos
75 presos durante a Primavera Negra, a onda repressora de 2003 que mirou
jornalistas, sindicalistas e outros opositores, doze eram maçons. "Mas a
Loja não foi envolvida no caso", contou um deles, o jornalista Jorge
Olivera ao jornal Chicago Tribune.
Oficialmente, o governo elogia a maçonaria por estar
ligada aos momentos mais nobres da história cubana. Mas a Grande Loja precisa
de qualquer modo pedir permissão para qualquer coisa: desde depor uma coroa de
flores aos pés da estátua de José Martí até a publicação de um simples manual
ritual. Em privado, seus membros se lamentam da presença de infiltrados,
fazendo aceno a ameaças veladas quando um estrangeiro frequenta um tanto em
excesso a Loja. Mas todos pensam que, no futuro, a maçonaria terá um papel
importante no processo de reconciliação das diversas almas do país.
Loja maçônica Verdad, na
cidade cubana de Matanzas.
Certo, nem todas as lojas
gozam de boa saúde. Muitas, sobretudo as que estão muito distantes da capital,
estão em ruínas. Mas todas citam o Grande Templo Nacional Maçônico, um edifício
de onze andares coroado por um esquadro e compasso, situado no número 508 da
Avenida Salvador Allende, em Havana. Quando foi inaugurado, em 1955, era um dos
mais modernos de Cuba. E um dos mais ricos, como testemunham ainda hoje os
pequenos sofás de couro azul ou as colunas encimadas por globos luminosos. É
aqui que acontecem os ritos coletivos. É aqui, entre essas paredes, medalhas e
espadas, que o Grão Mestre e o Grão Secretário mantêm os seus escritórios. Há
também um museu, uma biblioteca aberta ao público e um asilo que abriga os
maçons idosos e administra as doações – sobretudo medicamentos – enviadas pelas
lojas americanas e europeias.
Nos subterrâneos se localiza a escura "câmera
de reflexão": nela, em companhia de esqueletos e outros símbolos da
vanitas (vaidade) humana, o aspirante a iniciado começa o seu aprendizado.
"Morre" para depois renascer para uma nova vida no interior da
comunidade. Um ritual simbólico que, no país da santeria, o culto sincrético
que une elementos africanos a elementos católicos, foi enriquecido com
passagens ainda mais macabras.
Monumento funerário
maçônico em cemitério de Havana.
Mas pode ter sido
exatamente esse mix o fator que suscitou, ulteriormente, o favor dos Castro. Os
irmãos sempre usaram os símbolos da santeria a seu favor. Como aconteceu em
1959 - uma semana depois da fuga de Batista - quando Fidel, durante um comício,
fez com que duas pombas brancas - símbolos de Obatalá, versão local de Cristo -
pousassem sobre seus ombros.
Santeria e maçonaria, em
resumo, para obter consenso na Cuba pós Revolução. A primeira, útil para
fascinar a população afro-americana, pouco representada no regime. A segunda,
útil para garantir a simpatia da esquerda latino-americana. Foice e martelo de
um lado, régua e compasso do outro.
Enviado pelo ir.'. Alexandre Braun