Um macacão com asas usados por pára-quedistas para voos de alta performance. Os praticantes desta modalidade de pára-quedismo são também chamados "Bird-man" (homem pássaro). Enquanto em queda-livre sem a wingsuit a velocidade terminal é de cerca de 200 km/h com a wingsuit regula por volta de 50 km/h, com um avanço horizontal próximo a 150 km/h. Para pousar os praticantes fazem uso de um pára-quedas. As primeiras wingsuit surgiram nos anos 1930. Estes primeiros modelos eram feitos de materiais rígidos. Entre 1930 e 1961, 72 dos 75 pioneiros no vôo com wingsuit morreram testando wingsuits
Outro tipo ou modelo de macacão que esta sendo testado è o chamado Wingpack, que seria em uma asa rígida de fibra de carbono. Este modelo intermediário entre uma asa delta e um wingsuit, pode chegar a ter uma eficiência 6 e permite ainda carregar oxigênio e outros materiais. Em 31 de Julio 2003, o austríaco Felix Baumgartner, saltando de una altura de 9.000 metros, conseguiu atravessar em 14 minutos o canal da Mancha, percorrendo mais de 35 km. Em 2006, a ESG, uma empresa alemã lançou o modelo Gryphon, um wingpack feito exclusivamente para as forças de operações especiais.
Em 2007 o pára-quedista brasileiro Luís Cani Júnior saltou com wingsuit de um helicóptero por sobre o corcovado, passando a poucos metros sobre a estátua do Cristo Redentor e raspando na montanha, chegando mesmo a rasgar a sua roupa no contato com a montanha, mas mantendo vôo e pousando de pára-quedas completamente ileso.
O próximo passo na evolução do wingsuit é o desenvolvimento de modelos capazes de realizar o pouso sem o auxílio de pára-quedas. Testes estão sendo feitos por alguns entusiastas do projeto, como o americano Jeb Corliss e o brasileiro Luís Cani Júnior.
Jeb Corliss
Luís Cani Júnior
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